TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO NA PEDAGOGIA

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Gamificação consiste em utilizar mecanismos de jogos em contexto fora dos jogos, como parte do processo educativo, a fim de incentivar as pessoas para atingir um objetivo,

Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema, isso deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.

Pode-se utilizar jogos prontos como é o caso do já existente MinecraftEdu, bem conhecido entre os jovens e utilizado em diversas escolas em mais de 40 países, mas esse e apenas um caminho a dinâmica principal é trabalhar desafios e missões com a turma, pois a gamificação envolve desde aproveitar games já existentes como citado acima, até mesmo os mais tradicionais, como xadrez, até criar atividades ou trazer elementos dos jogos para a sala de aula.

A gamificação é um caminho para incentivar os alunos a desenvolver maior interesse uma vez que a tecnologia e um ambiente familiar para essa nova geração e tentando assim diminuir a evasão escolar, na educação a gamificação torna as aulas mais atraentes aos alunos promovendo mais interatividade, tornando o aprendizado mais construtivo e de fácil assimilação para os alunos.

A Gamificação trás vários benefícios para educação, podemos citar aqui que ela torna o ensino mais atrativo, incentiva o trabalho em grupo, aumenta a motivação e a comunicação dos alunos uma vez que eles irão utilizar uma linguagem tecnológica que já é familiar a eles, ajuda na tomada de decisões.

Funciona da seguinte maneira; começa pela descoberta onde os alunos vão explorar o ambiente do jogo, depois em grupo devem combinar entre si as habilidades e recursos, inicia-se a contagem regressiva para cumprir a tarefa ou missão e assim os níveis de desafio vão subindo onde os alunos vão aprendendo constantemente e se tornando experts.

A Gamificação traz resultados muito satisfatórios pois não é preciso entrar em disputa com os smartphones se trouxermos eles para o ambiente escolar de maneira didática, e durante o game, a tendência é que o aluno fique focado nos desafios, e trabalhar essa habilidade é muito importante, já que desperta nos estudantes a vontade de se manter engajado e focado no conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com