A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO
Por: batista22 • 22/4/2022 • Resenha • 585 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
DIEGO BATISTA DE OLIVEIRA
RA 8152971
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
PORTFÓLIO - CICLO 2
Divinópolis
2022
1. INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO
A Céu Azul é uma ONG de Divinópolis que atende a pessoas com autismo e seus familiares, não importando a idade e nem o grau, todos são recebidos e acolhidos para tratamento especializado na redução dos sintomas. (http://www.ceuazul.org.br/)
Em se tratando de uma ONG de bairro, com poucos recursos e ajuda, o perfil de liderança ideal é o de liderança carismática. Ela inspira, transmite confiança e leva seus seguidores a ação. Ele consegue se conectar com as pessoas mostrando soluções para os problemas que aparecem.
2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Fisioterapeuta, atua na ativação sensorial e motora.
Psicóloga, acompanha tanto os atendidos pela instituição como seus familiares.
Voluntários, atendem todas as demandas que a ONG necessita, desde administrativo até reparos estruturais.
3. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
A ONG possui parquinho playground para socialização e atividades socioeducativas para as crianças.
Possui uma sala de fisioterapia com aparelhos para atendimento necessários.
Possui sala de aula para atividades pedagógicas. Possui carteiras, brinquedos.
Possui sala para o administrativo também.
No geral observamos que é uma instituição que carece de ajuda e materiais para ampliar seu atendimento e continuar seus trabalhos.
4. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
a) Apresentação
o trabalho consiste em histórias em quadrinhos com gravuras e mensagens do cotidiano do aluno que vive com autismo. Pode ser apresentado um desafio e a resolução dele, a partir do aluno que está criando a história.
b) Justificativa
uma das características de pessoas no espectro do autismo, em níveis mais severos ou brandos, é a dificuldade de interação social. Muitas vezes por dificuldade de utilização da linguagem, muitos se comportam ou de forma indiferente ou de forma agressiva. Muitos têm dificuldade de assimilar conteúdos e comunicação do dia a dia mesmo. Outro aspecto importante é a dificuldade de lidar com excessos de estímulos do ambiente, ruídos altos ou lugares com muitas pessoas. Esse projeto tem o objetivo de trabalhar de forma humanizada essas dificuldades.
c) Objetivo(s)
trabalhar com histórias em quadrinhos ajuda crianças, adolescentes e adultos no espectro autista, nos desafios de aprendizagem. Ajuda a entender contextos sociais, diminuindo o comportamento agressivo, ajudando a desenvolver autonomia.
d) Metodologia (etapas do projeto)
1ª etapa: recortar figuras para serem inseridas em uma situação. Apoio dos pais ou cuidadores será essencial para a devida execução da tarefa. Além de proporcionar um momento de interação entre eles.
2ª etapa: os alunos juntos com pais e cuidadores, devem criar as situações de forma que criem uma história em quadrinhos.
...