A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA COMO MECANISMO PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM.
Por: suzanabenedita • 4/7/2016 • Artigo • 3.328 Palavras (14 Páginas) • 450 Visualizações
A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA COMO MECANISMO PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM.
FÁBIA DAMASCENO
RESUMO
A garantia do desenvolvimento da aprendizagem do aluno da escola pública é um desafio constante para os administradores do sistema de ensino. O desempenho de mecanismos que promovam a efetivação do sucesso de aprendizagem escolar se fundamenta na Gestão Escolar Democrático-Participativa em consonância com a legislação vigente. O contexto de envolvimento e interação da participação de todos os seguimentos da escola e sociedade civil requer o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (alunos, família, professores, gestores e coordenadores pedagógicos e comunidade local) em sintonia, no sentido de repensar a gestão, o processo de ensino-aprendizagem e redimensionar as ações didáticas, pedagógicas e gerenciais da escola direcionando a formação eficaz do aluno como sujeito crítico e proativo na sociedade do conhecimento. Este artigo tem como objetivo geral: compreender da importância da participação dos agentes escolar em parceria com a gestão da escola para o sucesso da aprendizagem. Esse texto descreve a concepção de gestão participativa pelo viés da gestão democrática e sua fundamentação da legislação nacional. Mostra a importância da interação dos agentes escolares no sucesso da aprendizagem. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica embebida das concepções teóricas de: LÜCK ( 2000, 2005, 2006, 2008 e 2009),PARO (1996, 2004 e 2006). DALBEM (1995 e 2004), LIBÃNEO (2006), entre outros teóricos que abordam a importância da gestão participativa na promoção da qualidade educacional.
Palavras-chave: GESTÃO. PARTICIPAÇÃO. INTERAÇÃO. APRENDIZAGEM
Introdução
A Educação escolar é uma prática social, intencional, planejada e administrável. A escola enquanto instituição de ensino é um instrumento validador do projeto social arquitetado e embebido de interesses políticos da classe dominante. Toda estrutura administrativa de uma escola segue um padrão de controle e obediência ao sistema educacional vigente imposto nas legislações como fundamento normatizado.
Todas as ações desenvolvidas no seio de uma escola seguem as normatizações do sistema educativo para a condução dos ideais do sistema de ensino, o controle da ação educativa e a inspeção das atividades formativas. A gestão escolar se mantem refém da ordenação e coordenação dessa estrutura. Mesmo como instituição de educação-formativa a escola ainda não é autônoma por si só. Ela tem seus limites e possibilidades de autonomia impostas pelo sistema para manter o controle.
No desenvolvimento de formação do sujeito, a interação entre os autores sociais da escola é um mecanismo favorável para democratização do saber e o sucesso das ações escolares. A participação dos envolvidos na luta pela transformação da realidade social de cada estudante se une ao projeto de formação social da escola otimizando o sucesso da aprendizagem de todos e cada um educando. Ou seja, é a principal meta gestão escolar participativa.
Se a verdadeira democracia caracteriza-se, dentre outras coisas, pela participação ativa dos cidadãos na vida pública, considerados não apenas como “titulares de direito”, mas também como “criadores de novos direitos”, é preciso que a educação se preocupe com dotar-lhes das capacidades culturais exigidas para exercerem essas atribuições, justificando-se, portanto a necessidade de a escola pública cuidar, de forma planejada e não apenas difusa, de uma autêntica formação do democrata. (PARO, 2000, p. 78).
Objetivando investigar como a gestão escolar participativa influencia no sucesso da aprendizagem do aluno, este estudo aborda o tema: A Gestão Escolar Participativa como Mecanismo para o Sucesso da Aprendizagem, visando identificar as vertentes promissoras na interação entre os agentes escolares para o sucesso da aprendizagem de cada aluno.
Esta pesquisa tem como questões norteadoras os seguintes questionamentos:
- Como a participação na gestão escolar pode resultar em melhoria da aprendizagem do aluno?
- Quais mecanismos de participação na gestão escolar podem envolver o aluno e produzir efeitos positivos em seu desempenho?
Para responder aos questionamentos este estudo foi desenvolvido com o método de pesquisa bibliográfica, com a leitura de livros, apostilas, artigos científicos e outros materiais. Traz como fundamentos as contribuições dos teóricos: LÜCK (2000, 2005, 2006, 2008 e 2009), PARO (1996 2004 e 2006). DALBEM (1995 e 2004), LIBÃNEO (2006) entre outro que decorrem sobre a gestão escolar democrático-participativa e sua importância construção de uma escola de qualidade social.
Desenvolvimento
Alguns aspectos da história da educação enfatizam que a educação escolar era determinada pelo sistema social. Sendo o sistema socioeconômico determinador da educação escolar. Ela se tornava uma via de duas mãos. A sociedade influencia e elabora a educação escolar ao mesmo tempo em que a educação escolar forma a sociedade a reelaborá-la.
A educação não serve, apenas, para fornecer pessoas qualificadas ao mundo da economia: não se destina ao ser humano enquanto agente econômico, mas enquanto fim último do desenvolvimento. Desenvolver os talentos e as aptidões de cada um corresponde, ao mesmo tempo, à missão fundamentalmente humanista da educação, à exigência de equidade que deve orientar qualquer política educativa e às verdadeiras necessidades de um desenvolvimento endógeno, respeitador do meio ambiente humano e natural, e da diversidade de tradições e de culturas. (DELORS, 2001, p. 85)
Segundo o (Aurélio 2006), gestão é o ato ou efeito de gerir, ou gerenciar. Para Dourado, (2003, p. 16), toda a articulação entre as condições físicas, materiais, pessoais, pedagógicas e financeiras que possibilitam as mediações indispensáveis à efetivação das tarefas precípuas da escola, entendida como espaço de socialização e problematização da cultura, especialmente, do saber historicamente produzido é denominada gestão escolar.
Por gestão da escola, entende-se, portanto, a articulação entre as condições físicas, materiais e pessoais, pedagógicas e financeiras que possibilitam as mediações indispensáveis à efetivação da tarefa precípua da escola, entendida como espaço de socialização e problematização da cultura, especialmente, do saber historicamente produzido. (DOURADO, 2003, p. 16).
...