A GESTÃO COM UM OLHAR PARA O LÚDICO COMO MÉTODO DE INCLUSÃO
Por: diessica1234 • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 313 Visualizações
A GESTÃO COM UM OLHAR PARA O LUDICO COMO MÉTODO DE INCLUSÃO
Autor: Diéssica R.M.Z.Giovanella
Prof. Clarice Piller
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (flex0650) – Estágio
08/11/2019
RESUMO
O objetivo deste trabalho é descrever como a gestão poderá contribuir através de atividades lúdicas, que beneficiam o ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil, estabelecendo assim que as atividades por meio de brincadeiras, jogos e brinquedos educativos são importantes instrumentos no ensino e aprendizagem. O gestor é considerado o agente principal pois através de suas atitudes motiva e impulsiona toda sua euqipe Com estudos bibliográficos, pesquisa qualitativa, e na intervenção do estágio e vivências, a ludicidade como recurso de aprendizagem favorece e muito a educação.Considerando que estas atividades motivam os alunos a quererem aprender. Concluíndo que as atividades lúdica sdespertam a curiosidade, vontade de aprender e é um grande aliado para professores incluirem alunos com dificuldadess, apesar de ainda considerarem como recursos muitas vezes só de entretenimento e sem qualquer função pedagógica, é através dos resultados diários que mostram o quanto é importante estas metodologias dentro de sala de aula.
Palavras-chave: Lúdico. Inclusão.Gestão Escolar.
1 INTRODUÇÃO
A gestão da escola precisa buscar estratégias e maneiras de incentivar a equipe ecolar. O gestor poderá trazer um olhar diferenciado, pois através do gestor é que os professores terão exemplos de como aplicar a ludicidade em turmas da Educação Infantil. Um tema bastante abordado e questionado, a aprendizagem através do lúdico é um processo no qual contribui e muito, pois desperta um interesse maior se tratando de crianças que estão iniciando sua caminhada no ensino, um ambiente diferente e com muitos desafios. Os alunos sentem mais prazer de realizar e aprender em atividades cujo envolvimento é a brincadeira.
A pesquisa ajuda entender através de estudos, a contribuição do gestor e importância que a presença do lúdico em sala de aula traz para o desenvolvimento do saber dos alunos, e o quanto instiga a quererem aprender mais e facilitando a inclusão.
Este processo educativo envolve muito mais que apenas o brincar, o professor enquanto mediador precisa planejar, estudar estratégias que os alunos possam participar deste processo de ensino. Deixando também os alunos participarem da construção de atividades com jogos como por exemplo, faz com que os alunos compreendam melhor, participando em conjunto, assim desenvolvem habilidades, criatividades, expandindo a aprendizagem proposta.
Sendo assim é por meio de atividades lúdicas que os alunos demonstram suas criatividades, trabalham em conjunto, desenvolvem sua atenção, imaginação, estabelecendo assim um resultado satisfatório quanto as suas aprendizagens. É por meio da brincadeira que a criança consegue aprender com mais facilidade, a criança obtém o conhecimento sem perceber.
Utilizar o lúdico como metodologia para auxílio nas aulas é um grande aliado para o processo de aprendizagem, trazendo para sala de aula algo diferenciado para que os alunos sintam mais interessados, já que trata-se de crianças e está forma de aprender brincando se torna mais natural, apresentando os conteúdos com maior significado para os alunos.
Levando em conta que ao implantar esses métodos os professores necessitam de tempo e pesquisa para planejar, as atividades através de brincadeiras precisam ter um sentido e um significado seguro quanto ao que está sendo proposto, para não acabar tendo um resultado de apenas uma brincadeira, e sim uma contribuição na qualidade do processo de ensino aprendizagem.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Introduzir maneiras de se ensinar através da ludicidade em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental é um tema bastante abordado e questionado, a aprendizagem através do lúdico é um processo no qual contribui e muito, pois desperta um interesse maior se tratando de crianças que estão postas a enfrentar um ambiente diferente e desafios novos ao engressarem na escola. Os alunos sentem mais prazer de realizar e aprender em atividades cujo envolvimento é a brincadeira.
A presença da Ludicidade no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância, principalmente quando se trata de criança. Podemos dizer que ela envolve o universo da brincadeira, do jogo, do brinquedo e da própria atividade lúdica. ( MARINHO, 2007, p.89)
Este envolvimento de aprendizagem é enriquecedor, e contribui nesse processo de ensino, sabemos que há muitas outras práticas de desenvolver o ensino, mas podemos afirmar que a ludicidade ainda desperta maior inclusão diante desta metodologia.
O ato de brincar desempenha um papel imortante na infância, pois é brincando que a criança aprende e se desenvolve, experimenta e interage, relacionando aquilo que vivencia com o que observa a sua volta, estabelecendo as relações necessárias para a aquisição do conhecimento. ( MARINHO, 2007, p.91).
Diante de muitos pedagogos, professores que são opostos a este tipo de recurso do lúdico em sala de aula, e que ainda pensam se tratar de apenas um jogo ou uma brincadeira sem intuito algum, precisamos estar abertos para metodologias novas e recursos eficazes, este método da ludicidade é um método que elimina a forma mecânica de se ensinar, envolvendo as crianças a experimentarem e explorarem aquilo que estão aprendendo.
A escola deve priorizar, em seu projeto político-edagógico,o desenvolvimento de atividades que privilegiem o lúdico. Os educadores, por sua vez, no espaço da sala de aula, devem fazer da ludicidade um dos principais eixos norteadores de sua prática pedagógica. ( MARINHO, 2007, .91)
Atividades que envolvam diversas brincadeiras, jogos e criação de materiais do que os alunos irão aprender, possibilita momentos prazerosos e ao mesmo tempo incentivo para a criança continuar a querer aprender. Sabendo que o lúdico é natural do ser humano, principalmente na infância esses momentos devem estar ainda mais presentes, pois a criança tem consigo esta forma divertida e imaginária de vivenciar e adquirir o que as cercam, logo aprender através de jogos e brincadeiras será uma aprendizagem mais estimulante.
...