A Gestão Educacional: Relatório Final
Por: RENATA GONÇALVES DE ALMEIDA • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.609 Palavras (15 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
JOSELBA E. RAMOS
RA 9675474167
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 8
4 PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
O presente estágio com carga horária de 50 horas, divididos em leitura do manual (5 horas); auto estudo e pesquisas (5 horas); apresentação da documentação de estágio, observação, interação e análise no local escolhido para o estágio (15 horas); preenchimento do plano de estágio (15 horas) e elaboração do relatório final (10 horas); visa cumprir os requisitos presentes na grade curricular do curso de Pedagogia da Anhanguera Uniderp.
Após a escolha da unidade escolar e contato verbal com a diretora da unidade, a estagiária preparou a documentação, conforme disposto no Manual de Estágio de Gestão Educacional, e dirigiu-se à unidade escolar para validação e início do estágio.
O presente estágio foi realizado na EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi, localizada na cidade de Araras.
No dia 11 de setembro, iniciou-se então o período de observação, com carga horária de 10 (dez) horas divididas em 5 (cinco) dias com permanência de 2 (duas) horas diárias.
Durante o período de observação foi possível interagir com a rotina administrativa da escola. Observar a conduta da diretoria em relação aos professores, aos funcionários, aos pais e a comunidade escolar de modo geral.
Observar a rotina da coordenadora pedagógica bem como o atendimento ao público realizado pelos funcionários da secretaria.
Após o período de observação, a estagiária deu inicio a elaboração dos planos de estágio.
A equipe gestora disponibilizou a acadêmica, os principais documentos para a execução dessa etapa, como o Plano Político Pedagógico e também o Regimento Escolar da unidade.
Os documentos citados são elaborados na escola, com auxílio da equipe, do conselho de escola e da comunidade escolar, como parte da gestão democrática, sempre embasados na lei.
O principal objetivo do estágio é aproximar teoria e prática, vivenciar o futuro profissional, convivendo com o ambiente escolar.
Com a presente observação foi possível constatar que a escola não é composta apenas de alunos e professores, é um conjunto maior, envolve todos, inclusive a comunidade. Essa é uma caminhada conjunta que exige esforços de todos para obtenção de bons resultados.
Segundo Vital Didonet:
O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um “conteúdo”, ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma “docência do espaço”. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento. (FUNDE SCOLA/ME C, 2006)···.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi está situada à Rua Adílson Agenor Corbanezzi, s/n - Jardim Luiza Maria, na cidade de Araras.
A escola foi fundada em Julho de 1997 e atende 360 crianças de 03 a 05 anos.
Os alunos provêm de diversos bairros da cidade, pois como se situa em uma região com bastante comércio, várias mães deixam seus filhos para trabalhar nas imediações.
A escola faz parte do Sistema de Ensino da Secretaria dê Educação de Araras, e segue a proposta pedagógica municipal, além de oferecer aulas de informática e contação de histórias.
A equipe gestora da escola é composta pela diretora Luce Alessandra Trevizan Devite, vice Elizabeth Cristina Cordeiro e coordenadora Silvia Regina Falavigna. Conta com mais 19 professores e 06 funcionários, entre eles um dentista.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A EMEIEF Pe Angelo Pedro Longhi atende atualmente 360 crianças, parte delas em período integral.
A escola possui rampas de acesso, garantindo acessibilidade a alunos com necessidades especiais e quadra coberta para atividades físicas.
O horário de funcionamento é das 7:00h às 17:30h.No período da manhã, o portão é aberto das 7h às 7h30m para a recepção das crianças. A unidade oferece lanche, almoço e horário para descanso.
No período da tarde o portão é aberto às 12h30m, os alunos podem entrar até 12h45m. Durante a tarde são oferecidos lanche e janta. Os alunos são dispensados às 17h e o portão permanece aberto até às 17h30m.
Os alunos do período integral entram às 7h, participam de toda a rotina, que inclui além da atividade pedagógica, banho, lanche, almoço, hora de descanso e janta, e são dispensados juntamente com os alunos da tarde, das 17h às 17h30m.
A estrutura física da escola é composta por 05 salas de aula, 01 sala de coordenação, 01 sala de direção, 01 sala de professores, 01 secretária, 04 banheiros (02 femininos, 02 masculinos para alunos e funcionários separadamente), 01 almoxarifado, 01 cozinha, 01 despensa, 01 sala de informática.
...