A Gestão Educacional e Espaços Não Escolares
Por: Douglas Silva • 26/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.945 Palavras (16 Páginas) • 440 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA SOROCABA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LEONICE DA GLÓRIA FERNANDES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
SOROCABA-SP
2020
LEONICE DA GLÓRIA FERNANDES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES do curso de Licenciatura em Pedagogia
SOROCABA-SP
2020
[pic 1]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMISTRATIVA PEDAGÓGICA. 9
4. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÊNEOS DA BNCC 11
5. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. 13
6. PLANOS DE AULA 15
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
INTRODUÇÃO
Hoje no Brasil encontramos em determinadas escolas, uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. São escolas muitas vezes sucateadas, tanto a parte estrutural, quanto na parte pedagogia. E reflete na atuação dos alunos em sala, que cada dia se encontram mais desmotivados, e desinteressados pela aprendizagem. O Brasil ocupa as últimas posições nos rankings educacionais, e isso é preocupante, e mostra o quanto nossos alunos estão saindo cada vez menos reflexivos e autônomos para viver em sociedade.
Também encontramos professores despreparados, e resistentes em aprender novos conceitos pedagógicos para utilizar nas aulas. Alguns professores desenvolvem atividades de maneira tradicionalista, achando que ainda é eficaz e a mais apropriada, mas esquecem que muitas vezes são essas metodologias antigas que acabam desmotivando os alunos, uma vez que a educação assim como a sociedade, passa grande evolução, e os professores devem acompanhar o andamento social, já que as informações passam de maneira tão rápida, e que em muitos casos, nossos estudantes não sabem filtrar as informações para transformar em conhecimento. Nesse caso não é a substituição da atmosfera escolar pela tecnológica, mas a união de conhecimentos para a melhoria do ensino, mostrar as novas tecnologias e como utilizá-las para transformar de aprendizado
E através do BNCC, esse instrumento, que trabalha tanto a parte estrutural, quanto à pedagógica, para o melhor desenvolvimento do aluno dentro de sala de aula, deve-se criar uma gestão compartilhada, na qual a direção, coordenação e docentes possam criar um elo para que os ajudar a criar um ambiente favorável para a melhoria da educação dos alunos, para que possam saber viver em sociedade.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Hoje, o papel do pedagogo vai além do ambiente educacional. Tem muitas funções, onde pode atuar em diversas áreas, podendo planejar o desenvolvimento de conteúdo para que possa ajudar pessoas e empresas a crescerem. Mas onde os professores são vistos com mais frequência, são em duas áreas muito importantes da educação: gestão escolar e ensino em sala de aula.
O educador, na sua função de professor, tem a função de compreender o que está acontecendo ao seu redor, para que seu aluno aprenda de forma satisfatória não só os conteúdos que aprendeu, mas também o mundo, pois a criança não é um ser biológico, mas absorve todas as formas de aprendizagem que o rodeiam. E onde é mais difícil "ensinar" nossos filhos.
Quando uma criança entra na escola, ela é muito avessa com certas coisas, porque sua primeira vida social acontece em casa, então ela absorve as "maneiras" das pessoas ao seu redor. Quando ele for para a escola, mais especificamente na educação infantil, ele passará por novas experiências, novos conceitos para enriquecer ainda mais sua vida. Mas isso não significa que é hora de, por exemplo, uma criança de 4 anos aprender um conteúdo complexo, conceitos super polidos. Deve-se aprender a respeitar suas fases, suas dificuldades, suas habilidades para que possa se formar mais plenamente.
E no ambiente escolar, quanto mais lúdico o conteúdo aprender, melhor para o seu desenvolvimento, e nesta fase as atividades interdisciplinares são de grande importância, pois a interdisciplinaridade aumenta a capacidade da criança de adquirir conteúdo. Uma escola não pode ter uma metodologia de antiga ou engessada, onde cada um está em seu quadrado e assim por diante, cabe ao educador, como parte de sua função coordenadora, criar lideranças para que a escola possa oferecer recursos para ensinar os alunos.
Mostrar ao professor que em sala de aula, ele consegue conectar conteúdos, mostrando sua relevância para o processo de aprendizagem interdisciplinar na escola atual, é uma forma de integrar o aluno em suas dificuldades e habilidades é poder apontar quais disciplinas podem andar de mãos dadas melhorar o ensino.
Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um papel fundamental. Vai concretizar as possibilidades, para que os recursos cheguem às mãos dos professores, seja através da formação, dos materiais, seja como parte do processo escolar, para que o produto final seja a aprendizagem.
...