A Gestão Financeira
Por: kristhiny • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 703 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
KRISTHINY THIFFANY PINHEIRO DA SILVA[pic 1]
Ra 8060351
Portfólio do 30 Ciclo de Aprendizagem
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Gestão Educação Escolar e Não-escolar, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo professor Dr.Alexandre José Cruz, e Monitoria da Me. Juliana Brassollati Gonçalves.
Cuiabá-MT.
2019
O que faz o conselho na escola?
De uma maneira geral, a função do conselho na escola, não é diferente da função dos outros conselhos que é buscar garantir o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases.
Os Conselhos Escolares como órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, com a atribuição específica de deliberar (função deliberativa :competência para decidir) sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras, no âmbito da escola, atuando de forma coletiva para tomada de decisões, sobre temas de sua responsabilidade.
Outra função dos conselhos é a consultiva, ou seja, o gestor em diálogo com o conselho explana as questões a serem discutidas, o conselho dá o seu parecer, mas no fim das contas, quem acaba dando a última palavra é o gestor, pois ele não é obrigado a acatar a decisão do conselho, o conselho apenas faz as suas considerações referentes ao tema.
Função normativa, quando cabe ao conselho a interpretação das leis, normas, ressaltando que esta interpretação deve respeitar a lei principalmente a Constituição.
Função Mobilizadora, o conselho deve fomentar a participação dos segmentos representativos da escola, da comunidade local, ou da sociedade, promovendo ações para que haja participação no interior da escola, que atenda as finalidades da escola, e que tenha o foco principal no processo- ensino aprendizagem.
Mediação, é outra função importantíssima do conselho escolar, principalmente para construção da cidadania, criando diálogo entre a escola e os demais segmentos. Assim como fiscalização dos recursos a serem aplicados, entre outros.
Logo o Conselho Escolar, passa a ser um recurso a mais para o desenvolvimento da gestão democrática.
Além dessas funções já citadas, cabe aos Conselhos Escolares: propor e coordenar discussões e votar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola; participar da elaboração do calendário escolar, no que competir à unidade escolar, acompanhar a evolução dos indicadores educacionais propor intervenções pedagógicas; medidas socioeducativas visando à melhoria da qualidade social da educação escolar; elaborar o plano de formação continuada dos conselheiros escolares; aprovar o plano administrativo anual, promovendo alterações, se for o caso; fiscalizar a gestão administrativa, pedagógica e financeira da unidade escolar; promover relações de cooperação e intercâmbio com outros Conselhos Escolares(DOURADO; MORAES; OLIVEIRA, 2012,s/p.)
...