A Higiene Bucal
Por: fabianagsousa • 20/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 531 Visualizações
[pic 1]
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
Higiene Bucal
[pic 2]
SANTARÉM_PARÁ
2015
Rosemary Palheta Duarte
Maria Zeneide da Silva
Larissa Miranda Almeida
Fabiana Gama de Sousa
Josiane Sousa Silva
Maria de Jesus Pereira Rocha
Soliane Bezerra do Nascimento
Projeto: Higiene Bucal
“Como diz o Ditado é Melhor Prevenir do que Remediar”. “Portanto, para a Manutenção da Saúde Bucal, a Prevenção é a Principal Ferramenta.” Soure. O Referido Projeto tem como Requisito Principal Aplicação do Estágio. |
SANTARÉM_PARÁ
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ___________________________01
OBJETIVOS _____________________________02
JUSTIFICATIVA __________________________03
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ________________04
PUBLICO ALVO __________________________05
METODOLOGIA__________________________06
ESTRATÉGIA DO PROJETO /ATIVIDADE______07
CRONOGRAMA __________________________08
ORÇAMENTO FÍSICO E FINANCEIRO ________09
AVALIAÇÃO _____________________________10
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA _____________11
1-INTRODUÇÃO
O Projeto “Higiene Bucal” nasceu da necessidade de conscientizar desde cedo as crianças quanto aos cuidados com a higiene bucal, se deu de forma prazerosa e educativa para fácil compreensão do público-alvo que serão crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I.
2- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Incentivar as crianças a prática da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando sempre o interesse em manter os dentes e a boca saudáveis.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância do cuidado com a boca e da escovação dos dentes para a prevenção das cáries;
- Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
- Conscientizar as crianças da importância de escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir;
- Enfatizar a importância de uma boa escovação
3-JUSTIFICATIVA
O Presente projeto justifica-se pela necessidade de preservação, prevenção e cuidados com a higiene bucal, além de ser visado a proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões no que diz respeito à água e a sua conservação, desenvolvendo atitudes e valores voltados a sua proteção.
Por isso, criamos o projeto “Saúde Bucal” que levará de forma prazerosa e educativa a compreensão das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.
4-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A pastoral da criança juntamente com o ministério da saúde elaborou para oferecer as crianças carentes orientações e prevenções sobre higiene bucal nas escolas, ensinando como fazer a escovação correta, o uso do fio dental e uso do flúor , hábitos indispensáveis para a saúde da boca e dos dentes !.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Correa/M.S.P Odontopediatria na primeira infância.São Paulo: Santos,1998.
Correa , M.S.P , DISSENHA ,R.M.S WEFFORT ,S.Y.K .
Saúde bucal do bebê ao adolescente :guia de orientações ,São Paulo :Santos , 2005.
TOLEDO O.A Odontopediatria: fundamentos para a pratica clinica.
[S.I]:PREMIER , 1996
WALTER , L.R.F ;FERELLE,A.;ISSAO,M Odontopediatria para bebês .
São Paulo, artes medicas ,1996.
Referencial Teórico:
O Ministério da Saúde (Brasil,1997) considera que a escola representa um ambiente educacional e social propício para se trabalhar conhecimentos e mudanças de comportamentos, em relação a saúde bucal foram estudados por diversos autores, em diversos países do mundo como: Linn(1976), Blinkhorn (1993,1998), Mac Gregor, Balding e Regis (1998), Gilbert (1994), Mac Gregor, Balding e Regis (1997), Watt (1997a e b), Thomson, Locker e Poulton (2000).
5-PÚBLICO ALVO
Alunos do 1° ano do ensino fundamental.
6-METODOLOGIA
O Projeto se realizará com atividades propostas sobre higiene bucal com diversas tarefas, histórias, vídeos, brincadeiras e cantigas de rodas envolvendo novas metodologias.
Apresentação de um mural no primeiro dia, com diversas demonstrações sobre materiais de utilização para higiene bucal, com intuito de promover o contato diariamente num ambiente escolar, e atividades xerografadas sobre os amigos e inimigos dos dentes, com histórias em quadrinhos e cantigas de rodas sobre o mesmo.
Estabelecer novas possibilidades de aprendizagem para os alunos de como escovar os dentes corretamente, com atividades xerografadas e histórias.
Apresentação de um vídeo no terceiro dia, promovendo a discussão sobre o mesmo pra melhor compreensão, informando a crianças sobre a boa alimentação para um sorriso saudável, e Contação de histórias e brincadeiras.
No final do projeto houve escovação de dente, aplicação do flúor e selante nas crianças e acompanhamento da odontóloga DR. Silvia Mara que foi quem acompanhou o projeto.
...