A História na Educação Na Pedagogia
Por: patylopes120381 • 28/5/2022 • Projeto de pesquisa • 608 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD1) – 2022.1
Disciplina: História na Educação 1 Coordenador (o): Hilton Meliande
Aluno (a): Patrícia Lopes da Silva
Matr: 21212080045 Polo: Resende – RJ
História: a ciência investigativa
O que é história?
História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação".
A história pode ser definida como uma ciência que pesquisa sobre acontecimentos ocorridos no passado, estudando a humanidade em seus tempos primórdios e o seu processo evolutivo, a partir de referência de lugar, época, povo ou um determinado indivíduo.
Através do estudo histórico é possível reunir dados que colaboram para uma melhor compreensão do presente.
"A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem." (Collinwood).
"A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
O primeiro historiador foi Heródoto, um grego que viveu no século IV a.C., que viajou para o Egito e começou a relatar as histórias daquele povo.
A ideia como História como uma ciência surgiu na Europa, no século XIX. Nesse momento, surgiram os primeiros cursos que passaram a ensinar métodos de pesquisa e que documentos históricos (fontes) deveriam ser utilizados na pesquisa histórica.
A importância de se estudar história só é compreendida quanto a utilidade que ela pode nos oferecer. Ao se indagar sobre o papel da história na educação é ressaltado a forma pragmática, que fornece acessórios para a prática cotidiana. É possível ter uma larga compreensão da sociedade, da cultura, ter um censo crítico sobre os aspectos políticos, social e econômico, bem como diferenciar civilizações e países.
Estudamos história para extrair evidências e significados em fontes diversificadas, a partir da investigação onde podemos confrontar dados variáveis que nos permite distinguir o que é verdade e o que é mentira, e como os fatos e objetivos podem ser distorcidos.
Avaliar interpretações conflitantes é um processo importante para a história, pois é possível lidar com contradições, divergências, conflitos que interferiram no passado. Estudar história é treinar para atuação no presente, identificando e avaliando situações conflitantes na política, na economia e na sociedade. O estudo de um processo histórico possibilita confrontar diferentes pontos de vistas, estabelece inter-relações que leva a compreender as complexas evidências.
Os desafios de ensinar história para criança são incontáveis, desde o domínio do conteúdo, haja vista que muitos professores não possuem uma graduação específica para lecionar a disciplina, não tendo notório saber do assunto, até mesmo a falta de recursos didáticos ou mesmo criatividade que visam despertar o interesse do aluno. A aula precisa ser interativa e lúdica que possa possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo, descartando o processo mecânico, de memorizar e repetir infinitas vezes a mesma atividade como forma de fixar a matéria, tornando o ensino alienado.
...