A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NA VIDA DA CRIANÇA SURDA
Por: APBRUNO • 25/9/2018 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
RESENHA
A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA VIDA DA CRIANÇA SURDA.
Aprendemos desde cedo a nos comunicar, antes mesmo de falarmos já nos comunicamos através de expressões faciais e gestos , assim como os surdos, quando pequenos os sons só são observados através do choro ou do balbuciar, nessa fase não sabemos expressar através da fala nosso querer ou anseios. Para a criança surda não é diferente e assim como nosso personagem Heitor que viveu ate então na sua experiência familiar a manifestação do aprendizado com o qual lhe foi passado pela sua família de não ouvintes.
O que parecia pra ele que todas as outras pessoas também seriam surdas, portanto naturalmente se desenvolvia em sua comunidade de surdos. O fato é que a grande maioria não são, e que tais crianças desenvolvem a fala de outra forma usando o português como língua oficial.
Quando a criança é exposta desde cedo a Libras essa língua torna se tão natural como qualquer outra sendo essencial para o desenvolvimento da criança não ouvinte.
Segundo, SACKS (1990, p. 128) defende que: Se as crianças surdas não são expostas, bem cedo, à boa linguagem ou comunicação, pode haver um atraso (até mesmo uma interrupção) da maturação cerebral, com uma continua predominância dos processos do hemisfério direito e uma falta de “transferência” hemisférica.
Um casal de surdos, com base em exames detectou a surdes, aos 4 meses de idade de sua filha e tentando arrumar um meio de ajudar sua filha a aprender Libras, passou a gravar vídeos do seu dia a dia e postar em rede social. A princípio a intenção era atingir pais surdos de crianças não ouvintes, mas logo perceberam que é minoria, assim mudaram a página para que os pais não surdos soubessem a importância de libras no desenvolvimento da criança surda garantindo que estimular e reconhecer a necessidade da aprendizagem é fundamental. Evidenciando que, a falta de motivação e a dificuldade de aprendizagem presentes nas crianças com deficiência auditiva estão diretamente relacionadas aos problemas de comunicação, (SOUZA,2000).
A criança não ouvinte precisa desenvolver integralmente o pensar de forma complexa, como é para a criança ouvinte, onde a surdez é tão somente a ausência de um dos elementos que permitem fazer relações com o ambiente e a fragmentação por não conseguir se inserir nas relações e contextos sociais.
SOUZA, L. B. R. Fonoaudiologia fundamental. Rio de Janeiro: Revinter, 2000
SACKS, O. Vendo Vozes. Rio de Janeiro: Imago, 1990
https://www.huffpostbrasil.com/2018/04/25/em-videos-pais-registram-a-infancia-de-sua-filha-surda-e-incentivam-o-aprendizado-de-libras_a_23419388/
BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos – Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Degrau cultural 1988.
...