TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DOPEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Por:   •  2/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]



Sumário

1     INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2     A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS .................5

3     CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8  

4     REFERÊNCIAS....................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar os principais trabalhos vivenciados pelo pedagogo, que se fazem presentes no processo organizacional das instituições de ensino, assim como também, oportunizar aos acadêmicos a possibilidade de observar na prática de que forma o pedagogo pode contribuir para o processo de democratização da escola ao mesmo tempo em que auxilia no encaminhamento, acesso e permanência do aluno no espaço escolar. É óbvio que cabe ao pedagogo assumir uma posição social de liderança quando na coordenação, com vistas a estimular o grupo à compreensão, contextualizada e crítica de suas ações. A especificidade do trabalho se faz no sentido de fortalecer elos entre as ações e os sujeitos que se propõem realizá-las. Deve estar mediada pelo compromisso com a reflexão teórica prática, cujo interesse maior centra-se na contextualização do processo de ensino e aprendizagem.

A sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com mudanças e transformações sociais, no bojo dessa sociedade encontra-se uma educação que por ser social e historicamente construída pelo homem, requer como essência no seu desenvolvimento uma linguagem múltipla, capaz de abarcar toda uma diversidade e, compreendendo dessa forma, os desafios que fazem parte do tecido de formação profissional.

Esta formação constitui um processo que implica em uma reflexão permanente sobre a natureza, os objetivos e as lógicas que presidem a sua concepção de educador enquanto sujeito que transforma e ao mesmo tempo é transformado pelas próprias contingências da profissão. O que pretendemos enfatizar é a importância de um processo criativo e cognitivo que aumentam um leque de possibilidades e raciocínios de habilidades e desempenho da capacidade de atuar não só cria saídas brilhantes para situações, como também costuma adquirir métodos para resolver problemas do cotidiano.

Pois lidar com um mundo diferente aonde as tecnologias mudam a cada momento não é tarefa fácil, educar os jovens em valores e ajuda-los a construir personalidades flexíveis e éticas tem sido um grande desafio em tempos de globalização.


  1.  A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS.

O Pedagogo é o articulador do processo pedagógico no interior da escola. A partir desta concepção e como futuras pedagogas, compreendemos que a inserção da criança em um processo educativo de qualidade auxilia na construção de suas estruturas afetivas, sociais e cognitivas.

      Dessa forma o pedagogo tem por desafios relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas e também estabelecer relações com professores, alunos, conteúdos, saberes e conhecimentos democratizados, assim como, assessorar o professor na relação entre teoria e prática e entre á prática e a realidade concreta. Além disso, o pedagogo pode ajudar através da docência a desenvolver nos alunos, futuros cidadãos, o pensamento e o espírito crítico que se faz no diálogo, no confronto de ideias e de práticas, na capacidade de ouvir o outro, mas também de ouvir a si próprio e se autocriticar e deve-se empenhar para o envolvimento entre escola e aluno. A criança passa grande parte de sua vida na escola e lá desenvolve e demonstra muitas de suas habilidades e limitações.

É comum que problemas externos à classe enfrentados pela criança interfiram em seu rendimento escolar cabendo ao pedagogo e professor, quando possível detectar e denunciar quando algo não estiver bem. Porque o aluno é a razão de ser da escola. Ela necessita de professores e pedagogos compromissados no sentido de aprendizagem eficiente, libertadora à população estudantil. Pois um, um pedagogo que apresente a educação como caminho, para o entendimento das diferenças da necessidade de entender a construção que os alunos trazem para a sala de aula, entre muitas outras contribuições que deveriam ser próprio de cada um e do coletivo.

Nós consideramos todas as atribuições de suma importância para o desenvolvimento da instituição, mas aqui vamos citar cinco que consideramos mais importantes, que é Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico, e do plano de ação da escola. Orientar o processo de elaboração dos planejamentos de ensino junto ao coletivo de professores. Apresentar propostas alternativas, sugestões e/ou críticas que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho pedagógico e escolar, conforme projeto político-pedagógico, a proposta curricular e o plano de ação da escola e as políticas educacionais da SEED. Participar e intervir, junto á direção da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar. Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudos para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para elaboração de propostas de intervenção na realidade escolar.

Cada disciplina tem a sua devida importância na formação do pedagogo, cada uma se encaixa para uma formação ampla e completa na atuação do seu dia-a-dia, como por exemplo, a disciplina de Comunicação e Linguagem garantem ao pedagogo a expressão de ideias, a aquisição de conhecimentos, os relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento do pensamento e a formação da consciência, gradual, por meio da organização de situações de aprendizagem significativas de leitura e escrita, ou seja, produção de textos, situando o lugar do ler e escrever no desenvolvimento humano como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com