A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Por: maran • 5/7/2016 • Trabalho acadêmico • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 711 Visualizações
FIRB – FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA
KELLY CAROLINE DE CARVALHO MARTINEZ
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ANDRADINA -SP
2014
KELLY CAROLINE DE CARVALHO MARTINEZ
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Pré-projeto apresentado na disciplina de Pesquisa em Educação como parte integrante de avaliação a Faculdades Integradas Rui Barbosa sob a supervisão do Profº Msc. Daniel Abraão Pando.
ANDRADINA
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA.......................................................................................5
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................................................................6
4. OBJETIVO GERAL..................................................................................................7
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................................................7
6. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................8
7. METODOLOGIA......................................................................................................9
8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................................10
9. CRONOGRAMA.....................................................................................................12
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................13
- INTRODUÇÃO
“Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a identificação e o interesse da criançada.”
Léo Cunha.
Atualmente, no mundo globalizado onde convivemos, o desenvolvimento científico e tecnológico vem se tornando uma característica marcante na sociedade e a leitura é um elemento indispensável, um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo (SILVA, 1993).
Ao longo dos anos, a educação vem se preocupando em iniciar a aprendizagem da leitura o mais cedo possível, com a intenção de contribuir para a sociedade na formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante.
A escola propicia aos alunos, conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões em diversos ambientes. Para a autora Zilberman, (1998) a escola, na maioria das vezes, assume o papel da família, que é o de educar, por inúmeros fatores. Os mais frequentes seriam a falta de tempo dos próprios familiares ou até mesmo no que desrespeito a uma estrutura familiar que falta diálogo, respeito, amor e harmonia.
A Escola vem desempenhar o papel de sistematizadora e fundamentadora do conhecimento fazendo com que a criança se torne protagonista em sua sociedade (BRASIL, 1998). Vê-se que é indispensável para a formação de uma criança ter contato com livros e ouvir boas histórias. É assim que se inicia a aprendizagem para ser um leitor, e sendo um leitor compreenderá com mais criticidade o mundo em que vive (COELHO, 2001).
Desta maneira, este estudo tem como objetivo principal mostrar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da leitura desde a infância e seu processo educacional na construção da mesma, onde abordará em seu contexto, a educação, a família e sua parte social, conhecendo todo o seu histórico e os fatores que influenciaram seu desenvolvimento até os dias atuais, analisando como ela se desenvolveu no Brasil e no mundo, apreciando seus principais autores e suas obras mais importantes. Portanto o tema “A importância da leitura nos anos iniciais do desenvolvimento infantil” tem como prioridade propiciar a formação de sujeitos leitores para que possam apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura, pois a leitura é um instrumento de mudança sociocultural e a escola e a família, tem a responsabilidade de facilitar o acesso da mesma às crianças.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A leitura, na contemporaneidade, surge como algo fundamental para garantir as crianças o desenvolvimento de habilidades necessárias à vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo e desafiar a si em busca de seus ideais.
Desta maneira, por meio das histórias é possível transformar o comportamento da criança frente a diversos conflitos tais como: medos, incertezas e inseguranças. A literatura infantil é um caminho que leva os pequenos a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa. Neste contexto a leitura aprendida de forma prazerosa traz subsídios importantes para a educação infantil.
Paulo Freire ratifica este posicionamento quando afirma "Eu digo que ler não é só caminhar sobre as palavras, e, também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. É descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto, e também como vincular o texto/ contexto com o meu contexto, o contexto do leitor" (1996, p.22). Contudo, mesmo que a criança ainda não faça a leitura convencional de um texto, é de extrema importância que a mesma tenha interação com este objeto de estudo de maneira significativa, enfocando a função social da escrita. Assim, a leitura deve ser considerada não como um ato mecânico e sim um processo de descoberta de um universo incógnito e surpreendente.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
O problema que este estudo propõe a investigar é: Como a escola pode proporcionar uma leitura de forma prazerosa que amenize a defasagem de aprendizagem e desperte o gosto pela leitura desde a infância?
Há muitos fatores que estão envolvidos no desenvolvimento ensino-aprendizagem da criança. A estimulação da leitura desde os primeiros estágios da aquisição da aprendizagem e da vida escolar propiciará a ampliação de sua cognição (RIBEIRO, 2005). Diante desde fato que estratégia deve ser desenvolvida para compreensão leitora?
...