A IMPOTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Por: ADULTOS • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.409 Palavras (22 Páginas) • 669 Visualizações
A IMPOTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
LUBENOW Fabiana Jeronimo Da Silva[1]
RU: 654385
BIER MELISSA CROSS [2]
RESUMO
No presente trabalho foi relatado sobre a formação do professor no desenvolvimento das teorias curriculares, que permeiam sua formação inicial e algumas ações que podem impactar na formação continuada desses profissionais, apesar do reconhecimento da importância de uma abordagem interacional, com foco no texto e em sua função social, onde a formação se faz necessária para o desenvolvimento do profissional. Ensinar como uma matriz de referência para a construção do conhecimento e, por sua vez, como um ponto de grande importância para a formação profissional, são apresentados como uma questão de estudo, especialmente quando questionado aspectos como a qualidade do ensino, formação para o mercado de autonomia ou de formação profissional, formação técnica, e se refere à qualidade do profissional. A preocupação com a formação de professores para o ensino universitário, em muitos casos, é com relação à questão do ensino, com um forte foco em cursos de graduação de formação de professores, a necessidade de mais pesquisas a serem realizadas para examiná-los, para a maioria dos problemas que a construção da identidade e profissionais de ensino os futuros professores. Tem como objetivo contribuir para que haja melhoria na formação docente voltada para a pesquisa da teoria e prática, buscando mecanismo para que essa se torne importante e prazerosa para o seu conhecimento e o do aluno. A pesquisa na formação do profissional é uma forma de demonstrar interesses em busca de inovar, mas também a valorização da prática na formação dos profissionais é de suma importância que o processo de reflexão aconteça no docente para que ele seja mais criativo na sua prática.
Palavras-Chaves: Formação de Professores. Pesquisa. Currículo
1 INTRODUÇÂO
Neste trabalho procurarei discutir a importância da pesquisa na ação docente, onde a pesquisa faz – se importante para o desenvolvimento do profissional, ajudando-o a melhorar a sua prática pedagógica.
Quais as dificuldades que os professores encontram para desenvolver a pesquisa na formação docente na escola municipal de Juara-Mt?
A pesquisa é instrumento que enriquece o trabalho do docente ela possibilita o questionamento reconstrutivo e o desenvolvimento na pratica pedagógica, e a busca por respostas na construção de novos conhecimentos por meio da criação e exploração de diversas realidades, através do ato de pesquisar os professores aprimoram suas ideias, com as suas já existentes.
Contribuir para que haja melhoria na formação docente voltada para a pesquisa da teoria e prática, buscando mecanismo para que essa se torne importante e prazerosa para o seu conhecimento e o do aluno.
- Diagnosticar as principais dificuldades no processo de pesquisa e pratica;
- Analisar a importância do processo na atuação docente;
- Propor sugestões que promovam o desenvolvimento e habilidades necessárias para a pesquisa, permitindo a compreensão da sua pratica por meio do conhecimento teórico;
A pesquisa é um meio dos professores aprimorar seus conhecimentos, repensar seus ideais buscando assim soluções para situação do cotidiano e bem como aprimorar assuntos já estudados. Como ressalva Justino (2011, P. 21) de acordo com Andrade (2011, p.121), pesquisa é “conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos”.
Para os professores a pesquisa faz repensar suas práticas e a busca constante de novos conhecimentos para que, ele não se limite apenas ao conteúdo, e sim que ele busque interesse de inovar, sendo mais criativo em sua pratica mediante ao ato de obter, inovar sua competência do conhecimento já adquirido.
Portanto a pesquisa tem que estar presente no ambiente escolar e o professor preparado tanto teoricamente quanto em sua pratica de maneira a interagir com diversos elementos que compõe a dinâmica escolar possibilitando assim a construção de conhecimento tornando assim um sujeito mais ativo.
A sociedade atual está marcada por diversas transformações e nela se engloba a educação na área do conhecimento e sobretudo na educação, assim através da pesquisa adquirimos questionamento reconstrutivo, propiciando conhecimento e a formação do sujeito, parafraseando Justino (2011, p.43) quando o ensino ocorre por meio da pesquisa, temos a oportunidade de iniciar a elaboração do próprio conhecimento.
A pesquisa na formação do profissional é uma forma de demonstrar interesses em busca de inovar, mas também a valorização da prática na formação dos profissionais é de suma importância que o processo de reflexão aconteça no docente para que ele seja mais criativo na sua prática.
2. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E SUAS IMPLICAÇÕES
Até bem pouco tempo a abordagem tecnicista era a predominante nas políticas de formação. Na perspectiva da racionalidade técnica formação de professores voltava-se para a instrumentalização necessária à prática docente a respeito de vários elementos, sendo um deles a prática da pesquisa nas instituições de ensino. De acordo com Cortelazzo e Romanowski (2007, p.20,21):
A pesquisa precisa entrar na sala de aula e estabelecer-se não para dizer o que o professor deve fazer, mas para fazê-lo entender melhoro que esta acontecendo ali. Os professores, ao realizarem a pesquisa, aprendem e aprendem processos de produção de conhecimento de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e compreendida.
...