A INCLUSAO DA HISTORIA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDEGENA NA EDUCACAO BASICA
Por: marayalan • 6/10/2022 • Relatório de pesquisa • 560 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
A INCLUSAO DA HISTORIA E DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDEGENA NA EDUCACAO BASICA 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Presente assunto tem o intuito de trabalhar na formação do povo brasileiro na perspectiva de salientar os traços culturais que herdamos das etnias, afro e indígena dentro da sociedade brasileira ,As construção do pais com as contribuições.
O povo Brasileiro é um produto de formação de miscigenação das três etnias negro,branco, indígena convivem no Brasil ,porem o padrão estético cultural branco europeu.embora a população e composta por 7.6% cerca de 15 milhões da população e negra segundo IBGE nesta unidade Discutiremos a importância da inclusão da história e da cultura afro- brasileira e indígena.
Reconhecer a história e a importância que essas etnias tiveram para a formação do povo brasileiro.
DESENVOLVIMENTO
A Inclusão da História e cultura Afro-Brasileira e Indígena para a democratização social, através da educação suas histórias e raízes ,trata- se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar devidamente a história e cultura do povo afro-descendente e indígena .
Esta inclusão nos currículos da educação amplia o foco das currículos escolares para a diversidade cultural,racial,social e econômica brasileira ,E primordial a inclusão ,os professores passa a desenvolver em suas aulas o reconhecimento as diferenças existentes entre as raízes tradições ,levando o aluno ao verdadeiro aprendizado.
A lei 10.639, de 2003 – a inclusão de História e cultura afro- brasileira e africana nos currículos da educação básica e obrigatoriedade a inclusão e um momento histórico amplia os currículos escolares para a diversidade cultural,racial,social e econômica brasileira.
Nesse contexto cabe as escolas incluir nos estudos atividades que abordem as contribuições históricas culturais dos povos indígenas e dos descendentes asiáticos ,além das raízes africanas e européias .toda a cultura , desenvolvimento social dos
O artigo 26 acrescido da lei n° 9394/1996 oferece bem mais do que a inclusão de novos conteúdos ,exige que sejam repensados relações étnico –racial ,social pedagógico , procedimento de ensino condições oferecidas para aprendizados objetivo tático e explícitos da educação oferecida pelas escolas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Lei preconiza a unicersalização da educação para todos , garantindo o direito ao acesso a permanência e ao sucesso dos alunos . no entando a realidade educacional contemporâneo a escolas publicas como palco da diversidade pois ali se encontra diferentes grupos de alunos vale destacar que pensar em inclusão requer dirigir um olhar para todos os alunos que estão na sala de aula propiciando a inclusão . não e tarefa fácil mas e garantia e direitos de todos o acesso ,oportunidade e os deveres.
...