A INFLUÊNCIA FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Por: marcelosnt • 30/7/2020 • Projeto de pesquisa • 1.783 Palavras (8 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
MARCELOS DOS SANTOS LIMA
A INFLUÊNCIA FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
RIO DE JANEIRO
2019
MARCELOS DOS SANTOS LIMA
A INFLUÊNCIA FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Projeto de monografia apresentado como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina Pesquisa e Prática em Educação VI do Curso de Pedagogia em EAD da UNESA. Orientadora: JOANA DARC VENANCIO
RIO DE JANEIRO
2019
SUMÁRIO
- . INTRODUÇÃO.............................................................................................................pg 4
- APRESENTAÇÃO DO TEMA...............................................................................pg 5
- QUESTÕES NORTEADORAS..............................................................................pg 6
- OBJETIVOS DA PESQUISA.................................................................................pg 7
- OBJETIVOS GERAIS................................................................................pg 7
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................pg 7
- JUSTIFICATIVA................................................................................................... pg 8
- METOLOGIA........................................................................................................pg 10
- REFERÊNCIA.......................................................................................................pg 11
- INTRODUÇÃO
A criança pequena depende da família para sua formação plena como indivíduo social. O processo de aprendizagem exige elementos fundamentais que contribuem no desenvolvimento do ser em construção. A pesquisa busca o conhecimento da influência positiva ou negativa da ausência desses elementos sociais, emocionais e culturais familiares no processo da aprendizagem nos anos iniciais através dos teóricos Freire e Piaget.
Os seres humanos são indivíduos que se relacionam e se desenvolvem em sociedade desde os tempos mais remotos e dependem de cuidados ao nascer para sobreviver.
O indivíduo em formação sofre uma influência, segundo Paulo Freire, no meio cultural do alfabetizando, é o universo das palavras faladas da criança. No ambiente familiar a criança cresce e se desenvolve socialmente, recebe o primeiro contato as palavras e regras sociais de convivência. O ventre materno, naturalmente, é um lugar de proteção, segurança, acolhimento e aceitação, até o momento do desafio do nascimento, onde o neonato precisa se adaptar ao novo ambiente. Quando a criança sai de sua casa para escola, novamente, está saindo de um lugar seguro e confortável para outro desafiador que requer readaptação.
Famílias desestruturadas, sem ambiente de acolhimento e segurança, são uma realidade em nossa sociedade. Leis foram criadas para minimizar o problema crescente que atinge grande parte da população infantil brasileira.
Segundo o Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. (ECA, 1990)
O trabalho tem por finalidade identificar as influências, positivas ou negativas, do sistema familiar que a criança está inserida e dirimir o questionamento sobre as dificuldades no rendimento e eficiência do processo de aprendizagem infantil.
- APRESENTAÇÃO DO TEMA
Inúmeras pesquisas buscam identificar as dificuldades no processo educativo brasileiro em busca de soluções para evasão escolar, baixo rendimento e aumento no desemprego devido à falta de qualificação profissional. A Revista Psicopedagogia entrevistou cento e quatro professores que associaram o baixo rendimento a problemas de comportamento, hiperatividade e falta de atenção dos alunos.
A revista ISTOÉ, declara que a evasão escolar e defasagem educacional entre jovens é o fator fundamental do aumento de desemprego nacional, 52% do brasileiros entre 19 e 25 anos deixaram de estudar, não se dedicam à escola como deveriam ou estão atrasados na formação, 63% não estudam no ano adequado a sua idade e 1 a cada 4 brasileiros entre 15 a 17 anos abandona os estudos anualmente, 11,2 milhões de jovens não estudam nem trabalham, causando um prejuízo de R$ 3 bilhões anualmente ao Brasil.
Existem muitos fatores que podem contribuir para o aumento desses números, a falta de investimento governamental, a insatisfação do profissional educador e as dificuldades socioeconômicas. O fator relacional familiar precisa ser observado devido sua contribuição na formação do indivíduo com ser social.
- QUESTÕES NORTEADORAS
- A família, em suas diversas formas na sociedade, pode influenciar na aprendizagem nos primeiros anos da educação da criança pequena?
- Qual a importância da observação e compreensão da problemática familiar da criança para melhorar o processo de aprendizagem?
...