A INFLUENCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Ana Paula Luz • 11/12/2017 • Artigo • 5.620 Palavras (23 Páginas) • 328 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - UNISOCIESC
CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESC
CURSO DE PEDAGOGIA
TATIANE STANEN
A INFLUENCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
REALEZA
2017
A INFLUENCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
Tatiane Stanen [1]
Elaine Wahlbrink Engster[2]
RESUMO
O presente artigo apresentou como motivação para sua elaboração, debater e refletir como as relações interpessoais influenciam nas relações de trabalho vivenciadas dentro do ambiente escolar; e como escopo analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente de trabalho no qual sobressaiam relações interpessoais mais humanas, respeitosas e justas, principalmente visando o respeito à diversidade sócio-cultural de todos os envolvidos no processo educacional que relacionam-se de forma direta ou indiretamente com o aluno. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores sobre a temática e procurou-se estabelecer as relações entre os aspectos definidores de uma prática pedagógica voltada para a formação integral do educando e a contribuição das diferentes pessoas do ambiente escolar nesse processo. Dessa forma, tornou-se possível identificar, que o sucesso escolar está vinculado diretamente ao clima existente no ambiente escolar, ou seja: depende muito das relações interpessoais de todos os envolvidos com a prática educativa.
Palavras-chaves: Relações Interpessoais. Ambiente Escolar. Qualidade na Educação.
ABSTRACT
The present article presented as motivation for its elaboration, to discuss how the interpersonal relations influence in the relations of work lived within the school environment, and as a scope to analyze the aspects that can favor a work environment in which interpersonal relationships more human, respectful and just excel , mainly aimed at respecting the socio-cultural diversity of all those involved in the educational process that relate directly or indirectly to the student. For this, a bibliographical research was carried out with authors on the subject and it was tried to establish the relations between the defining aspects of a pedagogical practice focused on the integral formation of the student and the contribution of the different people of the school environment in this process. Thus, it has become possible to identify that school success is directly linked to the existing climate in the school environment, that is: it depends a lot on the interpersonal relationships of all those involved with the educational practice.
Keywords: Interpersonal Relationships. School environment. Quality in Education.
INTRODUÇÃO
Como sabe-se a instituição escola tem um papel vital na formação do individuo, e também um compromisso de proporcionar ações para a efetivação dos direitos sociais. Assim sendo, nesse mesmo sentido, a educação de uma forma geral possui a função de oferecer e possibilitar alternativas para que as pessoas que encontram-se excluídas do sistema, que elas sejam capazes e tenham oportunidades de restabelecer-se por intermédio da participação seu convívio social, igualmente da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.
Todos ambicionam uma escola, que seja pautada na lógica de um espaço ideal para a construção de uma sociedade saudável; ou seja, uma escola democrática com formação para a cidadania. Essa que possui como bandeira a oposição á exclusão social, e que seja capaz, concomitantemente, trabalhar a relação escola – aluno – família, viabilizando que a comunidade escolar participe de maneira continuada a todos os interesses que compreendam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral.
Propondo, assim, a cooperação com o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem, aspirando que o homem é um ser ativo, social e histórico. Enfatiza-se que a psicologia no ambiente educacional foi estabelecendo formas de concepção do ser humano, da qual, condutas no espaço escolar são entendidas a começar das relações que fundam-se consigo mesmo; e dedicando atenção às diferentes subjetividades estabelecidas na relação com a cultura e a sociedade. Ainda, é considerado da psicologia que o sujeito inicia o relacionamento com o mundo, na medida em que a escola é responsável pela construção, composição e propagação do conhecimento, propiciando cidadãos críticos e capazes de lidar com os desafios da época da mesma maneira que com as influencias interpessoais apresentadas em diferentes pessoas e situações (BOCK, 2002).
Observa-se que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem algo em comum; que para acontecerem é imprescindível pelo menos duas pessoas; conseqüentemente, num ambiente escolar, faz-se essencial devido os grandes desafios diários enfrentados pela escola. Nesse contexto, defende-se que o sujeito não forma a sua identidade com base num impulso subjetivo, mas, a contar da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive. Deste modo, a formação moral do sujeito depende necessariamente do contexto com o qual ele relaciona-se interativamente. Ainda, observa-se que o problema ético não é individual, é a relação do indivíduo com a comunidade (GOERGEN, 2005).
Observa-se que como encontra-se num momento de transição preceitos, que requer uma maior abertura por parte daqueles que lidam com a educação, e uma relação de confiança, admiração e respeito são vitais para aprendizagem do aluno, sabe-se que se existe respeito mútuo e admiração no contexto escolar o professor não carece empregar artifícios como o autoritarismo para punir ou fazer com que o aluno tenha um bom desenvolvimento dentro da sala de aula.
É notório que uma das maiores dificuldades encontradas por professores e profissionais da área da educação, é precisamente, a probabilidade de mudar sua maneira de pensar. No entanto, uma vez subjugada essa dificuldade inicial, até que os novos caminhos que revelam-se não se mostrem como fáceis, configura-se possível apreender outras dimensões da realidade, a título de exemplo, do direito ao diálogo, à expressão livre de sentimentos e ideias, ao tratamento respeitoso, à dignidade, e tantos outros, aspectos que colaboram para o desenho de um ambiente escolar harmonioso e igualitário.
...