A INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA UNIDADE ESCOLAR LÉLIA SILVA TRINDADE NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU
Por: linguistica • 18/12/2022 • Artigo • 7.228 Palavras (29 Páginas) • 115 Visualizações
A INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA UNIDADE ESCOLAR LÉLIA SILVA TRINDADE NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU- PI
1
Maria Aparecida Pindaíba da Silva
RESUMO: Partindo do pressuposto de que à falta do acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida escolar das crianças pode comprometer a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dos mesmos, o objetivo desse trabalho será analisar o desenvolvimento escolar dos alunos que tem e os que não têm acompanhamento dos pais. Serão analisados 50 alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Lélia Silva Trindade localizada no município de Anísio de Abreu- PI A análise será realizada através de coleta de dados dos diários dos professores e também das fichas individuais dos alunos e ata de reuniões de pais. Conta-se também com o auxílio da supervisora da escola para indicar informações através de entrevistas sobre cada aluno e sobre o acompanhamento recebido dos mesmos pelos pais dentro e fora do âmbito escolar. Assim será possível relacionar o rendimento final (nota) do ano de 2015, de cada aluno ao acompanhamento de seus pais na vida escolar. As análises serão realizadas, utilizando como variável resposta dos questionários. Assim permitindo-se demonstrar a existência afetiva de um efeito positivo relativo ao acompanhamento pelos pais dos alunos no rendimento escolar.
Palavras chaves: família, escola, interação, ensino
ABSTRACT:On the assumption that the lack of monitoring of parents or guardians in the school life of children can affect learning and school development, the aim of this work will be to analyze the development of school students who have and those who do not have parental monitoring. Will be analyzed 50 students of the third year of elementary school Hall Lélia Daibes located in the municipality of Anísio de Abreu-PI analysis will be performed through daily data collection and also of the teachers of individual students and parents meeting minutes. It is also with the help of school supervi[1]sor to indicate information through interviews about each student and on the follow-up received them by parents within and outside of school. So it will be possible to relate the final yield (note) of the year 2014, each student to tracking their parents in school life. The analyses shall be carried out by, using as variable income and explanatory response as the presence or absence of monitoring of those responsible. Thus allowing yourself to demonstrate the existence of a positive affective effect concerning monitoring by parents of students in school performance.
Keywords: family, school, education, interaction
1 INTRODUÇÃO
Historicamente, a escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgem, com o advento da modernidade, ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar a juventude na medida em que o tempo e a competência da família eram considerados escassos para o cumprimento de tal tarefa.
No Brasil, a escola, como instituição distinta da família, construiu-se aos poucos, à custa das pressões científicas e dos costumes característicos de uma vida mais urbana. Aproximadamente dois séculos, sinalizaram para a necessidade de uma organização voltada à formação física, moral e mental dos indivíduos; missão essa impossível para o âmbito doméstico.
Esse modelo esteve a serviço, sobretudo durante o século XIX, da moldagem das elites intelectuais nacionais. A escola era profundamente diferente da família e, oferecia à formação das crianças e dos jovens a uma educação da qual nenhuma outra instituição poderia se ocupar. Os primórdios da República, na onda dos movimentos sociais, políticos e culturais que marcaram a época, impuseram a necessidade de modernizar a sociedade e colocar a Nação nos trilhos do crescimento, exigindo então outro modelo e uma maior abrangência da ação educacional.
Assim, como podemos observar, a discussão sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos não é recente. Há décadas que se vem refletindo sobre como envolver a família, promover a corresponsabilidade e torná-la parte do processo educativo. Sem dúvida, tal aproximação trata-se de uma difícil tarefa, isto, em função das inseguranças, incertezas e da falta de esclarecimento sobre o processo educacional, suas limitações, bem como sua abrangência.
Compor uma parceria entre escola e família pressupõe de ambas as partes, a compreensão de que a relação família-escola deve se manifestar de forma que os pais não responsabilizem somente à escola a educação de seus filhos e, por outro lado, a escola não pode eximir-se de ser corresponsável no processo formativo do aluno.
A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir no processo ensino aprendizagem da criança de sete a dez anos do Ensino Fundamental, e por entendermos que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo nessa faixa etária. Os paradigmas de interpretação e de gestão das realidades sociais defendem modelos sistêmicos numa perspectiva de integração funcional em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos que devem ser coagidos.
Neste sentido, além do estudo das estruturas e das funções da família e da escola, havemos de considerar, também, as transformações que estão ocorrendo na sociedade moderna, nas suas instituições e conforme os quadros sociais que estão instáveis, daí decorrentes que exigem uma compreensão dinâmica e respostas mais articuladas.
O problema estabelecido pelo presente trabalho consiste no seguinte questionamento: Qual a importância da relação família-escola no processo educacional? Este trabalho tem como questões norteadoras responder, de que forma a relação família escola pode contribuir para a construção da identidade, da autonomia e cidadania do aluno? A relação família-escola interfere no processo ensino-aprendizagem? Como? A pesquisa tem como objetivos contribuir para o processo ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental, partindo da investigação e da conscientização sobre a importância da relação Família-Escola no processo educacional, Investigar estratégias que viabilizem ao aluno, a construção de sua identidade ,autonomia com responsabilidade, conhecimento e exercício de sua cidadania, a partir da estrutura da família moderna e de suas relações com a instituição escolar; Colaborar para a conscientização da importância da relação Família-Escola no processo ensino-aprendizagem, especificamente voltado às crianças na faixa etária de sete a dez anos do Ensino Fundamental.
...