A Importância Do Ato De Ler E Sua Contribuição Para Alfabetização
Por: Maria de Fatima Patricio Dantas • 14/7/2023 • Relatório de pesquisa • 1.365 Palavras (6 Páginas) • 61 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
Departamento de Educação – Curso de Pedagogia
Pesquisa Educacional I
Profo. Me. Gleison Amorim da Silva
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO
Equipe:
Ana Láysa Gonçalves da Silva
Ana Maria de Jesus Silva
Anaiane Juca da Silva
Érica Helen Rosendo
Maria Jaiany Moreno de Melo
Maria de Fátima Patrício Dantas
Mariana de Brito Silva
CRATO – CE
2022
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO
Ana Láysa1 Anaiane Juca2 Ana Maria 3 Fátima Dantas4 Mariana5 Jaiany6 Érica7
RESUMO
Introdução: Este texto tem como temática “A importância do ato de ler e sua contribuição para a alfabetização” o objetivo desse trabalho é de compreender o quão importante é esse processo de aquisição da leitura e sua contribuição para entendimento de mundo e irá abordar também sobre a preocupação de Paulo Freire em relação a carência de aprendizado no nosso país, trazendo também a visão de outros pensadores com relação ao nosso tema. Desenvolvimento: Paulo Freire nas suas contribuições para educação, deixa explícito a importância do ato da leitura para um indivíduo, mostrando que a linguagem e a realidade se prendem como um só sendo extremamente relevantes para o entendimento do texto. Baseado nisso Paulo Freire criou um método para alfabetização. Metodologia: O presente trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliográficas relacionado a temática abordada. Portanto, foram utilizados como método: livros, artigos e sites. Conclusão: O trabalho tem como objetivo mostrar a importância do ato da leitura em relação a alfabetização, usando a contribuição de Paulo Freire e de outros pensadores que tiveram opiniões relevantes para o tema do trabalho.
Palavras-chave: Ler, Palavra, Texto, Mundo, Alfabetização
1Laysa.silva@urca.br - Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri - URCA
2 anaiane.juca@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
3 ana.jesussilva@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
4 fatima.dantas@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
5 mariana.brito@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
6 jaiany.moreno@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
7 erica.helem@urca.br-Discente do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende refletir e discutir sobre a importância do ato de ler e sua contribuição no processo de alfabetização. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, ou seja primeiro aprendemos a ler e a escrever para depois lermos para aprender. O importante ato de alfabetizar é essencial para a aprendizagem ao longo da vida e para o desenvolvimento humano, no mundo atual em que vivemos não se pode mais se privar das habilidades de leitura e escrita, pois são necessários tanto para seu conhecimento pessoal, quanto para sua vida profissional. Na obra a importância do ato de ler(2011) Paulo Freire nos diz que aprender a ler e a escrever ou seja alfabetizar-se é antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender seu contexto vivido, ou seja a leitura em si deve fazer parte da vida das pessoas, que não seja somente uma leitura apresentada pela leitura de códigos, mas sim aprender a ler o mundo, de acordo com cada experiência vivida pelo sujeito. E, por fim, este trabalho terá como base as contribuições de Paulo Freire e de outros pensadores para a fundamentação da pesquisa.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A leitura é de fundamental importância na formação de uma percepção crítica frente a realidade na vida do indivíduo. Ela nos dá os instrumentos necessários para interpretação da realidade social, sendo assim, a leitura nos proporciona meios para que um sujeito possa atuar de forma autônoma na sociedade.
Segundo Paulo Freire (1989) A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. (FREIRE,1989, p.09). O educador, nos diz que precisamos ler e consequentemente entender a significação profunda do que foi descodificado, e não memorizar mecanicamente o que foi lido.
Freire (1989) pontua: Por isso, é que a leitura de um texto, tomado como pura descrição de um objeto é feita no sentido de memorizá-la, nem é real leitura, nem dela portanto resulta o conhecimento do objeto de que o texto fala. (FREIRE,1989, p.12).
Para ele, “não basta saber ler mecanicamente que ‘Eva viu a uva’. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho”, como explicou em uma fala no Simpósio Internacional para a Alfabetização, no Irã, em 1975.
...