A Importância do lúdico para a vida das crianças na Educação Infantil
Por: juscilenesilva • 8/12/2017 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
TEMA: O lúdico na educação infantil.
Delimitação do tema:
A importância do lúdico para a vida das crianças na Educação Infantil.
Qual a importância do lúdico na educação infantil:
O lúdico na Educação Infantil é muito importante, pois busca compreender a importância dos jogos e brincadeiras como auxilio eficiente na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem.
Justificativas:
Eu escolhi este tema porque queria entender melhor sobre lúdico na educação infantil, através dele eu pude perceber a importância de trabalhar o lúdico desde sempre com as crianças, este trabalho foi muito importante para mim através dela descobri que a criança que brinca será um adulto mais resolvido. O lúdico é muito importante para o desenvolvimento integral da criança, e merece atenção dos pais e dos educadores.
Objetivo;
Analisar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
Demonstrar a importância do lúdico na vida da criança com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
Estudar as possibilidades e os limites das crianças para desenvolverem atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas suas atividades.
Refletir sobre maneiras de estimular, através de jogos recreativos, vírgula a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando.
Fundamentação teórica
Este trabalho esta embasado nos autores como:
. Para Vygotsky (1994) “ele vê o brinquedo como o meio principal do desenvolvimento da criança”.
Segundo ele o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela.
Segundo ele, a criança usa as comunicações coma as pessoas como formas privilegiadas de acesso a informações: aprende a regra do jogo, por exemplo, através dos outros.
(1988,PG127) Segundo ele A brincadeira sempre aparece de forma educativa e organizada, através do brincar as crianças aprende a tomar decisões, ser mais companheira, ela aprende a conviver em grupo, compreende o mundo que vive, construindo e compartilhando significados, assim como motivação atitudes para sua sociabilidade e autonomia.
Ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento.
Ele fala que o nível de desenvolvimento real é aquele que a criança brinca sozinho, realiza tarefas sozinho, engatinha sozinho, e que o proximal, é aquele que a criança depende da ajuda de outra pessoa para brincar,exemplo: precisa da ajuda de outra pessoa para andar, aprende a regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas.as maiores capacidades de uma criança são conseguidas através do brinquedo ,capacidade de conhecimento
...