A Importancia da Didática
Por: Oliveiraelima • 27/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP[pic 1]
Centro de Educação á Distância
Curso: Pedagogia
2º Período
Unidade Didática: Didática
Professor EAD:
Professora Presencial: Jucelina Alves dos Santos
DIDÁTICA
Larissa Lucas de Carvalho R.A.: 349094
E-mail: lary_luka@hotmail.com
Sara Monteiro de Lima R.A.: 391762
E-mail: saralindinha1991@hotmail.com
Ceres/GO
NOVEMBRO/2012
RESUMO
Neste trabalho pude refletir sobre a importância da didática na sala de aula, aprendemos a reconhecer o perfil da turma, e trabalhar com o mesmo, também pude aprender a aproveitar o tempo da aula, para que de uma maneira organizada conseguir passar tudo aquilo que foi planejado aos alunos de forma que eles possam compreender e aprender.
Palavras-chave: didática, planejado, compreender e aprender.
INTRODUÇÃO
Esta aula foi planejada para um turma do 1 ano da Escola Domingues Mendes da Silva. Esta é uma turma formada por 33 alunos, com 5 á 6 anos de idade, alunos estes que estão na fase da “descoberta”, eles são bastante curiosos e uma grande parte da turma mostra bastante interesse em aprender.
Nosso grupo preparou uma aula da disciplina de língua portuguesa, onde iremos aprender a família do “m”, para isso nosso grupo vai utilizar 5 aulas nas quais serão trabalhadas a introdução desta letra em silabas e palavras com a utilização de revistas ,jornais, cartazes e data show ,fazendo trabalhos individuais e em grupo com objetivo de ensinar os alunos a utilizar esta vogal no seu vocabulário.
Este tema foi escolhido devido o andamento das aulas, pois a turma escolhida pelo grupo estava aprendo o alfabeto e a ultima letra trabalhada com eles era a letra “L” então para dar continuidade ao trabalho escolhemos trabalhar a letra ‘M’.
Escola Municipal Domingues Mendes
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA
OBJETIVOS: Ensinar a pronuncia do “M”, e explicar a diferença do “M” para o “m”, e quando devem usar cada um deles.
CONTEÚDOS: Família do “M”
PROCEDIMENTOS:
SEGUNDA-FEIRA:
Nesta aula iremos fazer uma breve apresentação do nosso grupo e dos nossos objetivos para os alunos. Em seguida iremos apresentar a eles a nova letra a ser trabalhada, através de cartazes que trazem a família do “M” ( ma, me, mi, mo, mu, mão) da forma maiúscula e minúscula, estes cartazes foram criados pelo nosso grupo, bem coloridos e ilustrados, para atrair a atenção dos alunos. Desta forma iremos trabalhar com eles as pronuncias das palavras, ensinando a todos de uma só vez e depois individualmente criança por criança.
No segundo momento iremos explicar a diferença do “M” para o “m”, e quando eles irão usar cada um deles.
Nesta aula não iremos fazer atividades escrita, pois será uma aula usada para conhecermos melhor o perfil da turma e para observar quais são as maiores dificuldades.
Escola Municipal Domingues Mendes
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA
OBJETIVOS: Nesta aula iremos trabalhar com os alunos, a escrita das sílabas e a junção com outras sílabas para a formação das palavras.
CONTEÚDOS: Família Do “M”
PROCEDIMENTOS:
TERÇA-FEIRA:
Nesta aula iremos trabalhar a escrita das sílabas, e a junção delas com outras sílabas para a formação das palavras. Para isso nosso grupo preparou alguns slides com as seguintes imagens.
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6] [pic 7]
Após passarmos estes slides e lermos varias vezes para os alunos, iremos pedir para que eles copiem as novas sílabas e palavras em seu caderno usando a escrita como forma de memorização.
Escola Municipal Domingues Mendes
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA
OBJETIVOS: Nesta aula iremos trabalhar a escrita, com o objetivo de fixar esta nova letra na memória dos alunos.
CONTEÚDOS: Família do “M”
PROCEDIMENTOS:
QUARTA-FEIRA:
Nesta aula iremos trabalhar a escrita, com o objetivo de fixar esta nova letra na memória das crianças, para isso o grupo preparou o seguinte:
[pic 8]
Para fazer estas atividades, iremos separar a sala em duplas para uma criança auxiliar a outra, separamos as duplas de acordo com a facilidade que percebemos que cada aluno tem. Procurando colocar aquele aluno com mais facilidade para trabalhar com aquele que possui menos facilidade desta forma um ajuda o outro facilitando o aprendizado.
...