A Importância do Brincar e a Construção do Educando, com a Pedagogia Humanista na Educação Infantil.
Por: batalha2016 • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 450 Visualizações
Tema:
A importância do brincar e a construção do educando, com a Pedagogia Humanista na Educação Infantil.
Justificativa:
A construção de um mundo melhor á partir da educação, o contato com a natureza e o respeito ao planeta que vivemos podem formar cidadãos conscientes que o mundo pode ser um lugar melhor para se viver. Por isso a Pedagogia Humanista nos dá um rumo novo no contexto atual vivido nas Escolas de Educação Infantil. Brincadeiras, artes, artesanato, contação de história e musica devem ser oferecidas na educação infantil e não só, jogos comprados e brincadeiras. Despertar a criatividade nas crianças tornam pessoas mais seguras. Assim muitos pais que se interessam pela Pedagogia Humanista tem cada vez mais se unidos para a criação de Escolas. Levando em conta a importância do brincar, a interação com o meio ambiente, o respeito á natureza e a preservação do Planeta. O respeito ao próximo, numa educação humanista, onde o educando enxerga e reconhece o respeito ao próximo. Construindo assim uma base sólida de consciência universal, um ser ativo e pensante capaz de criar um mundo melhor á partir da educação infantil. Brincar, formar hábitos, movimentar-se. O mundo é bom. Na Educação Infantil a criança tem a possibilidade de desenvolver-se plenamente através do brincar. Brincando, imita o mundo que a cerca, recriando aquilo que capta com os seus sentidos.
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com con-ança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner
Ongs e Institutos também tem uma importância muito grande quanto à mudança dessa realidade. Como:
Instituto Alana com o Projeto Brincar
Território do Brincar
Escola Beija-Flor em Sorocaba, SP.
Problema:
Nas Escolas de Educação Infantil, principalmente nas Escolas Publicas os pais ainda tem a visão de “assistencialismo” ou deposito de crianças enquanto os pais trabalham. Nos últimos anos temos visto o esforço para modificar essa visão. Principalmente a tentativa de envolver os pais nas atividades das Escolas Publica, mas com pouco sucesso. Em Escolas Particulares existe um envolvimento maior dos pais, participando das atividades conjuntas com as crianças. A concepção de mundo é relativa, cada homem enxerga o mundo baseado em suas experiências pessoais. Tudo que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal é educação. E esse é o desafio da implantação da Pedagogia Humanista na Educação Infantil, principalmente na rede publica.
Objetivos:
Introduzir a Pedagogia Humanista na Educação Infantil.
“Ensino centrado no aluno” A criança se desenvolve sem a influencia do aluno, ela se auto conhece e o professor é um guia auxiliador. O aprendizado vem da experimentação. O ensino está centrado no aluno e em sua própria capacidade de absorção deste conhecimento. Tudo que estiver a serviço do crescimento
...