A Importância do Professor De Educação Infantil
Por: janainaperote • 26/5/2016 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 1.261 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PAN AMERICANA – FPA
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA
Mantenedora: Instituto Missionário de Educação Superior - IMES
Credenciada pela Portaria MEC 3.624 de 08/11/2004
CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PEDAGOGIA
Turma: CEFOP-08
Discente: Janaina Perote Chaves
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CAPANEMA – PA
2015
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Ser professor de educação infantil é uma enorme responsabilidade, pois é através desse que as crianças conhecem um segundo mundo socializador, entrando em contanto com um mundo diferente pós-família, começando a ampliar sua rede de relacionamento.
O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, é fonte de motivação para o aluno. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento.
No processo da educação infantil o professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibilidade de materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento e é ainda mais importante que ele valorize o movimento natural e espontâneo da criança de brincar, abordando a brincadeira do ponto de vista pedagógico, como fonte de estimulo para o desenvolvimento e assim criar suas estratégias e atitudes para facilitar a aprendizagem dessa criança.
Tal educador tem que possuir um perfil, no qual acredite na transformação, que goste de mudança e que para isso seja eternamente curioso e tenha conhecimento do saber que a criança construiu na interação com o ambiente familiar e sociocultural, para formular sua proposta pedagógica.. A Educação Infantil deverá ser a salvação, a nossa esperança, portanto, precisa-se de uma educação que forme homens para transformá-los em agentes da sua história, cidadãos de bom caráter, e futuramente profissionais humanitários, líderes capazes de defender a comunidade.
Com isso o Professor deve ser mediador é se posicionar literalmente entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, é não dar respostas prontas, e sim estimular a busca de respostas promovendo a reflexão, mostrando os caminhos, compreendendo as dificuldades e o motivo de elas estarem ocorrendo. Dessa maneira, o professor será colaborador da construção da autonomia dos alunos, seja de pensamento seja de ação, ampliando a participação social e dinamizando o desenvolvimento mental deles, de forma a capacitá-los a exercer o papel de cidadão do mundo.
...