A Inclusão de Alunos com TEA na Educação Infantil
Por: jackgbb • 16/5/2023 • Projeto de pesquisa • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 99 Visualizações
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas[pic 1][pic 2]
Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial
Resultado da Inclusão de Crianças com TEA na Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil
Aluno(as): Analu Cristina dos Santos Antônio Gisele Vargas Baldacini Jaqueline de Souza
Tutora: Norberg Aparecida dosSantos
SÃO CARLOS
2023
Resumo
A inclusão é um tema que se destaque em recorrência às mudanças nas políticas educacionais, que buscam uma educação sem diferenças, sem discriminação, fundamentada nos direitos humanos, que busca conscientizar dentro e fora da escola.
Este trabalho teve como finalidade verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. O objetivo analisar é a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA além de investigar as questões estruturais e de conhecimento dos profissionais que trabalham diretamente com a criança. A metodologia utilizada para a investigação das hipóteses levantadas foi a pesquisa quantitativa de caráter exploratório, que consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais. Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. TEA. Práticas Pedagógicas.
Sumário
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
2 . OBJETIVO .............................................................................................................. 4
3. JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 5
4. METODOLOGIA...................................................................................................... 6
5. REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
Introdução
O autismo e a inclusão são temas que vem ganhando destaque atualmente devido às mudanças nas políticas educacionais, que buscam uma educação sem diferenças e sem discriminação, fundamentada nos direitos humanos e na conscientização da escola e da sociedade.
O aluno independente da sua deficiência tem o direito garantido pela Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) de estudar em uma escola regular. Sabe-se que a inclusão de autistas na escola regular revela benefícios no desenvolvimento, mas existem vários fatores que precisam ser melhorados.
A escola é o lugar onde o aluno autista pode adquirir habilidades que favoreça o seu desenvolvimento e a interação social a fim de produzir intervenções que promovam a autonomia, o bem estar, mas é preciso estabelecer parceria entre pais, professores, gestores e os demais profissionais que auxiliam esses alunos, para que isso se efetive.
Uma instituição de ensino tem o dever de proporcionar ao aluno uma educação de qualidade e um preparo para que ele seja capaz de conviver em sociedade sem medo se ser visto com diferença ou até mesmo com preconceito. É na educação que ele irá encontrar todo alicerce necessário para o conhecimento.
Este estudo tem como objetivo geral analisar a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA. O intuito é verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Inicialmente o estudo mostra como atua a educação infantil e suas práticas pedagógicas, em seguida investigar as questões estruturais e de conhecimento dos profissionais da escola.
No último capítulo, As Práticas Pedagógicas no TEA, identifica quais práticas pedagógicas são utilizadas pelos professores da Educação Infantil para trabalhar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A metodologia utilizada para a investigação das hipóteses levantadas foi a pesquisa quantitativa de caráter exploratório, que consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais. Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise
Objetivos
O objetivo consiste no estudo de casos e investigação de determinado tema a partir de evidências fundamentadas em dados verbais e visuais. Dessa forma, a investigação do tema proposto no presente trabalho será definida por diferentes etapas e procedimentos, passando pelo levantamento da bibliografia, informações contidas na mesma, análise de conteúdo das informações e coleta de dados, constituindo por fim o produto final da investigação e resultado da análise.
Objetivo Geral
Os objetivos do estudo são analisar a Educação Infantil e as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos educadores para incluir a criança diagnosticada com TEA. O intuito é verificar questões estruturais e de conhecimento que podem afetar diretamente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
...