PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Por: luiznatalino • 3/5/2015 • Artigo • 6.865 Palavras (28 Páginas) • 536 Visualizações
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta como tema central de pesquisa o processo de adaptação do aluno da educação infantil para o ensino fundamental, objetivando analisar os fatores que permeiam esse processo, antenado na base legal que os documentos preconizam e principalmente nos atores sociais, ou seja as crianças de zero as seis anos. A pesquisa buscou fundamentação teórica nos seguintes autores: Jean Piaget (1978) Lev Semenovich Vygotsky (1998) e Henry Wallon (1989) citado por Valle (2010). Foi realizado pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na escola Municipal Enoly Loureiro de Assis, do Município de Bela Vista -MS. Verificou-se junto às educadoras infantis como elas entendem esse processo e como atuam no cotidiano da prática pedagógica constituídos por uma amostra composta por quatro educadoras atuantes no Ensino Fundamental, sendo duas pedagogas e duas auxiliares da professora regente. O instrumento utilizado foi entrevista não estruturada e as respostas foram registradas pela investigadora do modo objetivo assegurando a garantia de sigilo das informações pessoais. Conclui-se neste Trabalho de Conclusão de Curso que o processo de adaptação do aluno da educação infantil para o ensino fundamental depende de vários fatores preponderantes como a defasagem entre idade cronológica e nível evolutivo da criança, a falta de formação adequada do professor, responsável pelo atendimento das crianças de zero a seis anos e estrutura curricular da própria escola do Ensino Fundamental e por outro lado deparou-se com a falta de tempo para realizar um estudo pormenorizado da escuta e participação ativa das crianças das decisões tomadas para que o processo de adaptação seja uma etapa de sucesso.
Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas.
RESUMEN
El presente trabajo de finalización del curso, tiene como tema central del proceso de investigación la adaptación del estudiante de la educación infantil en las escuelas primarias, con el objetivo de analizar los factores que intervienen en este proceso, sintonizados en base a documentos oficiales emitidos por el MEC y sobre todo en los actores sociales, es decir, los niños de cero a seis años. La investigación tiene como base teórica los siguientes autores:: Jean Piaget (1978) Lev Semenovich Vygotsky (1998) y Henry Wallon (1989) citado por Valle (2010). Se llevó a cabo una investigación bibliográfica y la investigación de campo en la escuela Enoly Loureiro de Asís, ciudad de Bela Vista-MS. Juntamente con las maestras de los niños se ha corroborado como entienden el proceso y la forma de actuar en la práctica docente cotidiana, que consistió en una muestra de cuatro profesores que trabajan en la escuela primaria, dos educadoras y dos ayudantes de las profesoras. El instrumento utilizado fue una entrevista no estructurada y las respuestas fueron registradas por el investigador garantizando objetivamente la seguridad de la confidencialidad de la información personal. Concluimos en este trabajo que el proceso de adaptación del estudiante de la educación infantil a la educación primaria depende de varios factores importantes, como la brecha entre la edad cronológica y el nivel de desarrollo del niño, la falta de formación adecuada del profesor responsable de cuidado de los niños desde el nacimiento hasta los seis años y el currículo de la escuela y de la escuela primaria en el otro lado se enfrenta a la falta de tiempo para realizar un estudio detallado de la escucha y la participación activa de los niños en las decisiones para que el proceso de adaptación sea un etapa de éxito.
Palabras clave: Educación de la Primera Infancia. Educación Primaria. Prácticas Pedagógica
I. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de conclusão de curso intitulado Processo de Transição da Educação Infantil (E.I.) para o Ensino Fundamental (E.F.) apresentado ao Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, objetiva analisar o período de adaptação que vivencia a criança ao término de sua jornada na educação infantil e uma nova estrutura do sistema no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir de uma realidade da escola Municipal Enoly Loureiro de Assis, do município de Bela Vista em Mato Grosso do Sul.
Percebe-se que até os 6 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, e dependerá da qualidade de experiência oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Nestas condições a escola configura-se em um dos lugares mais importante para a vida de uma criança, devendo constituir-se em um espaço prazeroso, educativo, seguro, afetivo, contando com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo permeado de novas descobertas, possibilitando um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem.
A pesquisa fundamenta-se na curiosidade da pesquisadora que ao construir novos conhecimentos no percurso da graduação deparou-se com dificuldades para responder de modo crítico e coerente à prática pedagógica durante o estágio, instigando- a buscar o conhecimento científico capaz de abrir novas perspectivas de ação pedagógica e principalmente compreender às próprias características do desenvolvimento humano para atender a demanda dessas crianças (0 a 6 anos) de acordo com suas faixas etárias e mediar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.
Alguns teóricos foram utilizados como referencial teórico, dentre eles temos: Jean Piaget (1978) Lev Semenovich Vygotsky (1998) e Henry Wallon (1989)
O artigo de estudo estrutura-se do seguinte modo: Capítulo I- trata sobre a apresentação geral da pesquisa; Capítulo II- Apresenta o Referencial Teórico, que fundamentará a análise dos dados; Capítulo III: Metodologia que demonstra o percurso percorrido para desenvolver a pesquisa; Capítulo IV: Análise dos resultados onde foi possível realizarmos as análises dos fatores que permeiam a fase de adaptação ; Capítulo V o último, apresentamos as considerações finais da pesquisa realizada.
...