A Inteligencias Múltiplas
Por: Isameira • 6/9/2018 • Monografia • 18.810 Palavras (76 Páginas) • 191 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
curso de pedagogia
ISABELE MEIRA LUBAS DA CRUZ
as INTELIGÊNCIAS mÚLTIPLAS na educação infantil
CURITIBA
2009
ISABELE MEIRA LUBAS DA CRUZ
as iNTELIGÊNCIAS mÚLTIPLAS na educação infantil
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pedagogia.
Orientadora: Profª Mestre Mirian.
CURITIBA
2009
Dedico este trabalho aos meus pais, a Minha filha e meu Marido, companheiros de todos os momentos e que sempre acreditaram em mim.
Agradecimentos
À minha orientadora, Profª Mestre Mirian, por ter me aceito como orientanda, pelas grandes e inúmeras aprendizagens que me proporcionou a longa dos anos que tive o privilegio de ser sua aluna.
A toda equipe de minha escola que sempre me apóia, pela dedicação na qual exerce suas funções sempre valorizando cada aluno em sua individualidade.
"Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará
ao seu tamanho original."
"Professor: trate de prestar atenção no seu olhar. Ele é mais importante que seus planos de aula. O olhar tem o poder para despertar e para intimidar a inteligência. È o poder do bruxo. O olhar de um professor tem o poder de fazer a inteligência de uma criança florescer ou murchar.”
Rubens Alves
RESUMO
As mais recentes e importantes pesquisas sobre o desenvolvimento do ser humano mostram que todos os indivíduos nascem com capacidades inatas, que devem ser estimuladas para que se desenvolvam. Motivado por estes estudos é que foi desenvolvida esta pesquisa, com um trabalho voltado para estimulação das diferentes inteligências, capacidades e competências de crianças na faixa etária de zero a cinco anos visando qual o papel do pedagogo para articular o currículo utilizando as diferentes inteligências favorecendo o pleno desenvolvimento das mesmas, oportunizando um trabalho inovador de forma a estimular não somente as inteligências lingüísticas e lógico matemática, preocupação inerente no processo ensino aprendizagem, mas capacitar essas crianças em suas diversas inteligências, para que se tornem agentes de seus aprendizados, fazendo com que sejam capazes de resolver problemas, compreender idéias, interpretar informações, enfim, levá-las a se perceberem seres humanos inteligentes e capazes. Para se tornar possível houve a necessidade de primeiramente levar os professores a conhecer um pouco mais sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, utilizando-se da presente pesquisa contando com a fundamentação teórica dos pesquisadores aqui descritos Gardner(1995), Katia Smole (1996), Celso Antunes (2000), Armostrong (2001), como analise de dados foi realizado uma observação de uma atividade desenvolvida para estimular os professores a verificar neles próprios e em seus colegas seu perfil de inteligência, tendo nessa ação a intenção de facilitar a articulação do currículo de 5 anos para contemplar as diferentes inteligências valorizando as tendências individuais de cada aluno, foi realizada uma entrevista com a professora de nível V para verificar quais os critérios para elaboração de seu planejamento de ensino e como o articula para estimular as diferentes inteligências, constatou-se que não é uma tarefa fácil, mas com certeza é extraordinária.
Palavras-chave: Inteligências múltiplas. Estimulo. Aprendizagem.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Gráfico 1 – Inteligência Lingüística ou Verbal 55
Gráfico 2 – Inteligência Espacial 55
Gráfico 3 – Inteligência Intrapessoal 56
Gráfico 4 – Inteligência Lógico Matemática 56
Gráfico 5 – Inteligência Interpessoal 57
Gráfico 6 – Inteligência naturalista 57
Gráfico 7 – Inteligência Musical ou Sonora 58
Gráfico 8 – Inteligência Cinestésico-Corporal 58
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 10
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO 10
1.2 JUSTIFICATIVA 11
1.3 OBJETIVOS DA PESQUISA 12
1.4 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 12
2 Fundamentação teórica 13
2.1 concepção de inteligência 13
2.2 O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS 19
2.2.1 O Desenvolvimento Intelectual da Infância até os três anos 21
2.2.2 A Infância dos 3 aos 6 anos 22
2.2.3 A Infância dos 6 aos 12 anos 24
2.3 A INTELIGÊNCIA E SEUS ESTÍMULOS 24
2.3.1 Inteligência Verbal ou Lingüística 27
2.3.2 Inteligência Lógico-Matemática 28
2.3.3 Inteligência cinestésico-corporal e a motricidade 30
2.3.4 Inteligência Espacial 31
2.3.5 Inteligência Musical 32
2.3.6 Inteligência Naturalista 33
2.3.7 Inteligência Pictórica 35
2.3.8 As Inteligências Pessoais 36
2.4 AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO 38
2.4.1 Papel do Pedagogo 40
...