A Interdisciplinaridade Na Pedagogia
Por: josymazeto • 18/4/2020 • Artigo • 270 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
Introdução
A teoria critico reprodutivistas surgiu enquanto criticas foram citadas pelo idéias elaboradas por Karl Marx através do marxismo pelos modelos de educação entre as sociedades capitalistas que também são aplicadas ao sistema educacional socialismo real (sistema político econômico que foi implantando na União das Repúblicas Socialistas Soviética).
Na atual sociedade em que vivemos essas teorias perdem sua força,desconsiderando o histórico de virtudes obtidas pelas escolas,que vão alem dos modelos econômicos e políticos,não sendo possível a compreensão do modelo de educação na sua completo com base nessas teorias.
A sociedade com o tempo vem se dispondo de vários canais para informar o conhecimento sendo uma ferramenta indispensável para transmitir o conhecimento,são os valores e hábitos,uma completa pratica social necessária para se reproduzir e continuar existindo.
As teorias que tiveram maior repercussão e um alto nível de elaboração são essas:
- Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica
Ato de imposição arbitraria do sistema simbólico da cultura dominante sobre os demais sujeitos,teoria estrita por P.Bourdieu e J.C.Passeron (1975).Relata a possibilidade de toda e qualquer educação para toda e qualquer sociedade de toda e qualquer época ou lugar.
- Teoria da escola enquanto Aparelho ideológico de estado (AIE).
Aparelhos Ideológicos de Estado,são divididos da seguinte forma:
Religioso (o sistema das diferentes igrejas)
Escolar ( o sistema das diversas escolas,publicas e particulares)
Familiar.
Jurídico.
Político (o sistema político de que fazem parte os diferentes partidos).
Sindical.
Informação (imprensa,radio –televisão e etc).
Cultural (letras,belas artes,desportos etc).
...