A Interpretação das Culturas de Clifford Geertz Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura
Por: iA17 • 2/4/2017 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
Universidade Estadual de Goias
Curso: Pedagogia
Acadêmica: Inara Angelina de Paiva Santos
Data: 24/03/2017
Professor: Jadir
Parte I do livro “A interpretação das culturas” de Clifford Geertz (Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura, pp. 03)
De acordo com Susanne Langeri “ideias surgem com tremendo ímpeto no panorama intelectual". Alguns apoiam que as ideias, conceitos é a base para resolver todos os problemas, compreender tudo, já outros a acusam de gerar mais problemas. Mas deve se pensar que de certa forma ajuda a compreender e dar incio a alguma descoberta, não necessita esta totalmente certo ou errado, mas tirar proveito do que é relevante.
Mas as pessoas só pensam em impor suas ideias para se sobressair diante dos outros, que é o que acontece com o conceito de cultura, que existem diferentes descrições, que procura cada vez mais especializar, ser mais correto que o outro, só que muitas vezes acaba gerando mais duvidas do que entendimento.
Mas mesmo que tenha essa desordem, acaba sendo benéfico para o estudo. Segundo Geertz Clifford (que também desenvolveu seu conceito) crê que a cultura prende os homens na sua sociedade, defendendo que a cultura é uma "ciência interpretativa ” que procura sempre desvendar significados que a vida coloca.
...