A Introdução a Pesquisa
Por: Derllyanne Dumas • 18/5/2022 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
INTRODUÇÃO A PESQUISA
Derliane Dumas Magalhães ¹
Luísa Nicolini ²
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para GIL(2007) “A pesquisa é requerida quando não se dispõem de informações para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.”
O homem é por natureza, um ser curioso. Desde que nasceu interagem com a natureza e os objetivo a sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em q vive. Apropria-se do conhecimento a traves das sensações, que seres e os fenómenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações. Contudo essas representações, não constituem objetivo real. O objetivo real existe independentemente de o homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objetivo e a realidade do mesmo. Assim, o conhecimento dependendo da forma pela se chega a essa representações, pode ser classificado de popular (senso comum), tecnológico, mítico filosófico e cientifico. (FONSECA,2002)
De acordo com FONSECA E GIL (2002,2007) A pesquisa cientifica dispõe-se de informações ao qual refere-se o problema e o homem é por natureza um ser autônomo e curioso que interage com o mundo em que vive e que busca constantemente por conhecimento através das sensações que a vida
Lhe traz. O conhecimento humano é formado por imensa representação do objetivo que se busca e da realidade que se vive.
REFERÊNCIAS
FONSECA, J,J,S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed São Paulo: Editora Atlas,2007
...