A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Bruno Miranda • 24/11/2019 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNO: MARY ANNIE ORTEGA - RA: 8096589
PORTFÓLIO
RIO DE JANEIRO
2019
1. Transporte Ativo
O transporte ativo de moléculas através das membranas celulares é um dos principais fatores no nível molecular para manter a homeostase no organismo. Esse tipo de transporte requer energia, pois eles transportam moléculas contra seu gradiente de concentração. É dividido em dois tipos, de acordo com a fonte de energia utilizada, denominada transporte ativo primário e transporte ativo secundário.
2. Transportadores primários
No transporte ativo primário, a energia é derivada diretamente da quebra do ATP.
3. Transportadores secundários
No transporte ativo secundário, a energia é derivada secundariamente da energia que foi armazenada na forma de diferenças de concentração iônica entre os dois lados de uma membrana.
4. H+-ATPases do tipo P
Presente na membrana plasmática (H+ -ATPases do tipo P) desempenham a função de transportar íons e moléculas por meio de transporte ativo, através de gradiente de pH e potencial elétrico.
5. H+-ATPases do tipo V
A H+-ATPase vacuolar também chamada de H+-ATPase do tipo V (V-ATPase) é responsável por transportar solutos para o interior do vacúolo.
A membrana plasmática (também conhecida como membrana celular ou membrana citoplasmática) é uma membrana biológica que separa o interior de uma célula do seu ambiente externo.
A principal função da membrana plasmática é proteger a célula de seus arredores. Composta por uma bicamada fosfolipídica com proteínas incorporadas, a membrana plasmática é seletivamente permeável a íons e moléculas orgânicas e regula o movimento de substâncias dentro e fora das células. As membranas plasmáticas devem ser muito flexíveis para permitir que determinadas células, como glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, mudem de forma à medida que passam por capilares estreitos.
A membrana plasmática também desempenha um papel na ancoragem do citoesqueleto para dar forma à célula e na ligação à matriz extracelular e outras células para ajudar a agrupar as células para formar tecidos. A membrana também mantém o potencial celular.
Em resumo, se a célula é representada por um castelo, a membrana plasmática é a parede que fornece estrutura para os prédios dentro da parede, regula quais pessoas saem e entram no castelo e transmite mensagens para e dos castelos vizinhos. Assim como um buraco na parede pode ser um desastre para o castelo, uma ruptura na membrana plasmática faz com que a célula lise e morra.
Entre as funções mais sofisticadas da membrana plasmática está a capacidade de transmitir sinais através de proteínas complexas. Essas proteínas podem ser receptores, que funcionam como receptores de entradas extracelulares e como ativadores de processos intracelulares, ou marcadores, que permitem que as células se reconheçam.
Os receptores de membrana fornecem locais de ligação extracelular para efetores como hormônios e fatores de crescimento, que então desencadeiam respostas intracelulares. Alguns vírus, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), podem sequestrar esses receptores para entrar nas células, causando infecções.
...