TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FABELINA DE SOUSA SILVA

GILDIMARA DA COSTA SANTOS PINHEIRO

MARIA JOAQUINA RAMOS LIMA

TALITA MOURA FONTES FELIPE

ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE NA PRÁTICA PROFISSIONAL DA EF NOS ÂMBITOS ESCOLAR E NÃO

ESCOLAR.

[pic 4]

Picos

2018

FABELINA DE SOUSA SILVA

GILDIMARA DA COSTA SANTOS PINHEIRO

MARIA JOAQUINA RAMOS LIMA

TALITA MOURA FONTES FELIPE

ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE NA PRÁTICA PROFISSIONAL DA EF NOS ÂMBITOS ESCOLAR E NÃO

ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação  Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,

Orientador: Profs. Elizangela Vivian Pereira Miyazawa

                          Joenice da Conceição Silva Moura

Picos

2018

SUMÁRIO

sumário        2

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        Considerações finais        9

  1. INTRODUÇÃO

A disciplina de educação física na idade escolar é de grande importência para a vida dos alunos da instituição, é uma disciplina que já foi vista com preconceito pela sociedade, mas que nos dias atuais possui um lugar de destaque, por promover uma saúde não somente física, mas também mental, ajudando inclusive na melhoria do desenvolvimento intelectual do aluno nas demais disciplinas.

Para sua correta execução é necessária não somente uma adaptação e escolha do aluno/participante, mas principalmente do profissional, quem tem por responsabilidade tornar a prática menos enfadonha, e mais atrativa de acordo com a faixa etária para qual é destinada.

No ambiente escolar, os profissionais possuem uma dificuldade ainda maior, que é a carga horario e a estrutura disponibilizada, onde ele precisa adaptar essas constantes para garantir um equilibrio no ensino teórico e prático, como também com os vários tipos de atividade prática, não se prendendo somente a pratica esportiva.

No ambiente não escolar a liberdade é maior, as possibilidades também, tanto em questão ao espaço em que se pode trabalhar, quanto a carga horária disponivel, e também a quantidade de alunos na realização da atividade, onde garante um acompanhamento mais personalizado e objetivo para os devidos fins esperados.

A pesquisa a seguir tem como objetivo, mostrar a prática do professor em sala de aula, suas dificuldades e também fazer um comparativo entre os níveis e regularidade praticado no ambiente escolar e no ambiente não escolar. Mostrando assim a diferença de quando a prática é algo obrigatório pra quando a prática é uma escolha do participante.


  1. DESENVOLVIMENTO

Exercer a profissão de Educador Físico, exige muita adaptação para conseguir mesmo com todas as adversidades, muita habilidade e também muito empenho do profissional. E educação física foi uma disciplina que ao longo dos anos saiu de um esteriótipo de ser somente recreação e distração, para exercer sua função de auxiliar no desenvolvimento motor, físico, emocional e social.

Antes da profissão ser regulamentada, os professores não precisavam de preparação apropriada para o cargo, somente o conhecimento básico nas regras e práticas de esportes populares, e atividades lúdicas que serviam para exercitar crianças menores, como amarelinha ou passa a bola, sem ser levada em consideração o real objetivo para o desenvolvimento motor da criança que essas atividades poderiam proporcionar.

Quando a profissão foi regulamentada e os cursos superiores de EF se tornarampopulares, veio a tona essa verdadeira importancia da disciplina como componente do curriculo regular,, deixava então de ser somente um incentivo a pratica esportiva e passada a estar ligada ao desenvolvimento do aluno como um todo.

Porém essa ainda não é uma realidade em todas as instituições de ensino, muitos locais ou por falta de estrutura, ou por comodidade ainda realizam a EF da forma “tradicional”, e para entender a realidade da sala de aula e das quadras que um educador fisico tem que enfrentar diariamente, realizamos uma pesquisa baseada em entevistas previamente estabelecidas com o professor de EF de uma escola pública, para avaliar como a EF é trabalhada dentro do ambiente escolar. E também um questionário com outros profissionais do colégio para entender como é a relação das pessoas com os exercicios fisicos fora do ambiente escolar, onde a prática é obrigatória.

Os resultados das entrevistas serão apresentados nas tabelas a seguir:

RESPOSTAS DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE EF.

 Formação e turmas trabalhadas

Questão 1 – Você leciona no ensino fundamental?

Sim

Questão 2 – Se sim para a pergunta anterior, quais são os anos que leciona o conteúdo de Educação Física?

6º ao 9º ano

Questão 3 – Você leciona no ensino médio?

não

Questão 4 – Se sim para a pergunta anterior, quais são os anos que leciona o conteúdo de Educação Física?

-

Questão 5 – Em média, qual que freqüência de dias por semana a disciplina de Educação Física é ofertada aos seus alunos?

2 vezes por semana

Questão 6 – Qual o tempo médio (em minutos) é gasto em atividades motoras durante as aulas de Educação Física, efetivamente?

30 a 40 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (102.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com