A LICENCIATURA EM HISTÓRIA PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: irvy • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PCC DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:
Entrevista
Ananindeua, 2021
2021.1
O papel do docente é orientar e mostrar os caminhos que o estudante deve seguir, por exemplo, na disciplina em que ministro tenho um conhecimento aprofundado sobre a área, dessa forma, mostro aos meus alunos quais são os caminhos para que ele chegue ao conhecimento histórico, sendo assim analisando fontes, documentos e assistindo filmes.
O professor deve estar atento a realidade dos alunos, lidamos com diferentes situações e realidades, existem alunos com certa qualidade de vida social e aqueles que não recebem apoio dos pais dentro de casa, muitas vezes porque seus pais não possuem educação apropriada para poder auxiliar seus filhos nos estudos. Mediante a essa problemática é indispensável a relação interpessoal dentro da sala de aula para que o aluno possa se sentir à vontade.
Os principais pensadores são Karl Marx: foi um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista. Paulo Freire: É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. E um clássico teórico da educação: Anísio Teixeira. foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova.
Antigamente os professores eram vistos como pessoas rígidas e com postura tradicional, não era utilizado nenhuma relação amigável entre eles, particularmente não faço uso desse método ultrapassado pois todos precisamos andar lado a lado, sendo assim, reciproco as troca de conhecimento, fazendo uso da relação dialógica.
Professor entrevistado: Antônio Seabra (Licenciado em História pela faculdade federal UFPA)
...