A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
Por: luciana_das • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
LUCIANA D ARAUJO SOUZA
3109894
LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
DUQUE DE CAXIAS, 2021
Para a realização deste trabalho foi necessário pesquisas referentes à liderança organizacional e responder questionamentos pertinentes para que fosse compreendido tudo que se refere ao tema.
O que é liderança afinal? Dê um exemplo positivo e um negativo.
A partir dessa pesquisa foi constatado que liderança é um processo de influenciar pessoas através da comunicação a se dedicarem para atingir o objetivo do líder ou do grupo. Nesse sentido o líder é a pessoa que agirá no intuito de modificar ou provocar o comportamento do liderado intencionalmente para que este seja resiliente ao ponto de alcançar o resultado desejado. Liderar vai muito além de uma autoridade formal, ou seja, o líder deve ser a pessoa que está sempre à frente, encorajando e estimulando o desenvolvimento da equipe para que assim os resultados aconteçam de forma natural.
O psicólogo Kurt Lewin, através de seus estudos, definiu que existem três estilos de liderança:
- Autocrata: Onde o líder centraliza em si todas as tomadas de decisões não permitindo que os liderados opinem nas resoluções de problemas.
- Democrata: Onde o líder permite que os liderados participem das tomadas de decisões.
- Liberal: neste estilo de liderança é dada total liberdade aos liderados a tomarem as decisões que acharem pertinentes para resolver problemas relacionados à organização.
Cada ambiente, situação ou até mesmo os liderados necessita que o líder atue de maneira que seja pertinente à resolução do problema a ser resolvido naquele determinado momento. Nesse sentido podemos dizer que liderança positiva é aquela onde o líder sabe utilizar cada estilo de acordo com a situação em que se encontra.
Na liderança negativa o líder se concentra em apenas um dos estilos, sendo autoritário ao extremo fazendo com que os liderados fiquem desmotivados, ou liberal demais e não ter domínio sobre as tomadas de decisão e até mesmo perder o respeito dos liderados.
Líderes nascidos ou feitos? Qual a sua posição sobre isso?
Muitos estudos já foram realizados a respeito de liderança e algumas teorias foram levantadas como por exemplo a Teoria dos Traços de personalidade onde acreditava-se que as características dos líderes já nascem com ele e que não era possível “aprender a liderar”.
Por volta de 1940 outras pesquisas abriram espaços para uma nova teoria, a comportamental da liderança. Essa teoria enfatiza que o que irá determinar a eficácia de uma liderança não é o que o líder é, mas sim o que ele faz.
A Teoria Comportamental afirma que o comportamento pode ser aprendido, de modo que as pessoas possam ser treinadas para adotar os comportamentos que garantem a eficácia da liderança (SOBRAL, 2013)
Partindo das teorias que foram realizadas pude compreender que existem sim pessoas que já nascem com traços de personalidade de liderança que podem favorecer o indivíduo ao liderar. Todavia esses traços não determinam se o líder será eficiente, mas sim o seu comportamento mediante as situações, ou seja, com treinamento, experiência, foco e dedicação qualquer pessoa pode se tornar um líder de sucesso.
Líder versus chefe, qual a diferença? Quais características principais de um líder? Como identificar um chefe?
Os termos “líder” e “chefe” estão ligados ao comportamento dos indivíduos que ocupam uma mesma posição dentro e uma organização: comandar a equipe. Estes comportamentos que vão evidenciar se o indivíduo atua como líder ou chefe.
O termo “chefe” foi utilizado para diferenciar a pessoa que tinha certa autoridade dentro da organização. Muitas vezes promovido por ter experiência profissional, porém despreparado no que se refere a gerir pessoas. Então procura alcançar os resultados exercendo sempre a autocracia com seus subordinados, ameaçando e punindo a equipe.
No entanto, a figura do chefe foi muito importante no período da Revolução Industrial, pois era necessário um supervisor ou encarregado responsável por garantir que os objetivos fossem alcançados e isso se dava através de esforço físico, pressão e cobrança.
O termo “líder” é utilizado atualmente no novo modelo de gestão para identificar a pessoa que inspira e influencia um grupo de pessoas a alcançarem os resultados desejados através do exemplo e da motivação.
Podemos dizer também que são duas faces de uma mesma moeda, isso quer dizer que, um indivíduo poderá ser um bom líder, mas em determinadas situações terá que agir como um chefe, sendo autocrata. E um chefe pode se tornar um líder desde que se esforce e se dedique.
...