A LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: klebsonfreitas • 26/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ANDREA BEZERRA TORRES
LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL
GATO DE BOTA
[pic 3]
Caruaru
2015
ANDREA BEZERRA TORRES
LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL
GATO DE BOTA
Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL. Para as disciplinas: Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infanto-juvenil; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Alfabetização e Letramento, Seminário V.
Professoras Orientadoras: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
[pic 4]
Caruaru
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05
3. PROPOSTAS................................................................................................07
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................08
REFERÊNCIAS.................................................................................................09
- INTRODUÇÃO.
É através de uma construção coletiva que a educação vem ganhando novos seguimentos em todas as áreas de atuação de seus profissionais, nesta relação a educação teve um papel importante junto ao processo que incentivar o uso da literatura como um processo de aprendizagem na construção do indivíduo, mais neste sentido uma das grandes relações que envolvem a aprendizagem através da literatura infantil, aborda a questão de aprendizagem como meio de interagir entre o mundo real e o imaginário.
Nesta relação, a literatura em questão tem grande influência entre os dois fatores que envolve o imaginário e o real, pois, como um gato usa bota? Mais como resposta é preciso usa a imaginação a abordar essa problemática, onde a mesma vai mais além da relação do criar e incentivar o novo.
Sendo assim, este ensaio ira abordar a relação da literatura infantil a serviço da educação, onde a mesma relacionar a importância do âmbito educacional e a literatura infantil em especifica o gato de bota, sendo um dos clássicos que mais relaciona os dois mundos o real e o imaginário.
- DESENVOLVIMENTO.
- A Literatura Infantil e a Educação infantil: Gato de Bota.
A literatura infantil é a relação de ações a serviço da aprendizagem, onde cada tipo de literatura desenvolve suas relações frente a um processo que envolve a aprendizagem através das imagens que representa muito para as crianças que buscam nas diversas literaturas infantis um meio de aprendizagem através da mesma.
Nesta ação a literatura infantil foi e ainda é o grande marco para a aprendizagens, pois no passado a mesma tinha um valor construtivista e nos dias atuais essa mesma literatura desenvolve ações que favorecem a questão da aprendizagem.
Aprendizagem essa, que busca mais que um conceito de relações a serviço da aprendizagem construtivista, pois essa construção precisa ser desenvolvida através do cotidiano, mais isso só acontece se a mesma tive uma ação a seu favor, sendo assim, essa ação é parte da construção do pensamento da criança.
Nestes aspectos as ações nortear um trabalho eficiente que surgir a necessidade de desenvolver uma pesquisa-ação que envolve a literatura infantil como um serviço de aprendizagem que apresentada de forma continua, nesta relação a história em destaque tem grande influência em todos os âmbitos educacional gerando assim uma educação construtivista que envolve tanto o passado o presente e o futura, de forma que a mesma possa agregar valores junto a aprendizagem.
Dentre essas relações, as literaturas infantis, tem a finalidade de relacionar a simplicidade a serviço de uma sociedade que exigir de os indivíduos uma ação a favor da sua aprendizagem.
Para Freire (2000, p. 209) o mesmo vem salientar que, é a aprendizagem que valorizar suas ações junto a sua relação preventiva, cabendo ao profissional de educação uma atuação que envolve a escola como incentivadora da literatura infantil que esclarece o processo evolutivo da educação.
Sendo assim, podemos acrescentar que esse processo evolutivo se desenvolve a serviço da inteligência e das questões que vai mais além das paredes da escola, onde o mesmo passa pelo processo construtivismo, tendo uma visão epistemológica de acordo com a qual o aprendiz desenvolve ações de receptor, e que o mesmo desenvolve o conhecimento através do mestre e professor.
...