A LUDICIDADE, APRENDIZAGEM E INDISCIPLINA
Por: alexsanderr • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 7.086 Palavras (29 Páginas) • 526 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Pedagogia[pic 3]
[pic 4]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
MARLI SILVA DA PAIXÃO OLIVEIRA
LUDICIDADE, APRENDIZAGEM E INDISCIPLINA
Compreendendo o aprendizado e desenvolvimento da criança [pic 5]
MARLI SILVA DA PAIXÃO OLIVEIRA
LUDICIDADE, APRENDIZAGEM E INDISCIPLINA:
Compreendendo o aprendizado da criança
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof. Okçana Battini
Macaúbas
2016
OLIVEIRA, Marli Silva da Paixão. Ludicidade, aprendizagem e indisciplina: compreendendo o aprendizado da criança. 2016. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2016.
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar os procedimentos que devem ser averiguados e utilizados para que o processo de aprendizagem da criança ocorra de forma adequada e com êxito. O título do projeto em questão é composto por três palavras que estão de certa forma interligadas: ludicidade, aprendizagem e indisciplina. Escola e família precisam colocar em prática mediante a parceria que possuem na observância e acompanhamento do aluno, um elemento primordial que é o da compreensão quanto à fase de desenvolvimento da criança, a saber, a naturalidade dentro desse processo, a importância do lúdico, o grau de exigência e o entendimento acerca do que vem a ser indisciplina. Esse trabalho se ampara em pesquisa bibliográfica sendo fundamentado por teóricos como Jean Piaget, Antônio Eugênio Cunha, Silvia Parrat-Dayan, Teresa Rego, Içami Tiba e Lev Vigotsky. Os resultados mostram o quanto os limites da criança devem ser respeitados para que a mesma obtenha sucesso na principal fase de sua vida no que diz respeito à sua aprendizagem.
Palavras-chave: criança – séries iniciais – indisciplina – aprendizagem – educador.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................03
2. Revisão Bibliográfica ..................................................................................05
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..................................15
3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................15
3.2 Justificativa.................................................................................................15
3.3 Problematização.........................................................................................15
3.4 Objetivos.....................................................................................................16
3.5 Conteúdos..................................................................................................16
3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................16
3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................17
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................18
3.9 Avaliação....................................................................................................19
4. Considerações Finais...................................................................................20
5. Referências.................................................................................................22
6. Apêndice (opcional)......................................................................................23
INTRODUÇÃO
A opção por determinado tema ocorreu devido a observância do contexto escolar vigente, onde é possível notar a falta de conhecimento concernente ao processo de aprendizagem da criança, tanto por parte de alguns docentes, os quais não possuem o perfil adequado para o trabalho com educação infantil e anos iniciais, quanto por parte da família, que mesmo com o intuito de ajudar, muitas vezes acaba exigindo dos pequeninos algo que eles ainda não podem dar por não possuírem o entendimento devido para tal, justamente por conta da fase em que eles estão. Diante disso, alguns pontos desagradáveis acabam surgindo na trajetória de desenvolvimento infantil.
A partir desta premissa, desponta a necessidade de percepção tanto da escola quanto da família de que a criança, como todo ser humano, é alguém que nasce com capacidades cognitivas, afetivas e sociais, possuindo uma natureza singular, com desejos de estar próximas às pessoas e é apta para interagir e aprender com elas. Sua singularidade as caracteriza como um ser ativo e real, na qual amplia constantemente suas relações sociais, interações e formas de comunicação. Nesse sentido o lúdico na educação inicial aponta o desafio de compreender a riqueza do mundo infantil. Isso requer a expansão sobre as concepções de criança, onde todos as entendam em suas originais, peculiares e múltiplas linguagens. Os docentes precisam repensar suas práxis e a família assimilar o seu papel.
Outro ponto de difícil compreensão tanto da escola quanto da família vem a ser a questão da indisciplina. É extremamente natural por parte de uma criança normal e saudável, e, principalmente quando elas se ajuntam em um local, no caso aqui, a escola, que elas queiram brincar, pular, saltar, ”serem felizes”, como é dito na linguagem popular, entretanto, esse tipo de comportamento acaba sendo visto tanto por alguns docentes quanto por alguns pais como indisciplina. Daí, a pergunta: o que vem a ser indisciplina? Cabe aqui a necessidade de pontuar e compreender os problemas encontrados pelos professores relacionados à indisciplina escolar, procurando relacionar o que se entende por disciplina/indisciplina, a fim de examinar como os modelos de prática de educação parental, e como a estrutura familiar interferem no comportamento dos alunos.
...