TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Crítica de Contexto da Escola e da Geografia como disciplina dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 12

Disciplina: CME Geografia I

Nome dos Acadêmicos(as): Oticéia Coni Hartmann de Moraes, Franciella Martins Vieira

Professor(a) UDESC:Cristina Benedet, Elisangela Ribeiro Bosco

Fase: 5ª

Anos Iniciais: LEITURA DE CONTEXTO

Alfabetização Cartográfica

  1. Definição da turma:

A turma que foi oportunizada a observar a sala de aula foi à quarta série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da professora Geamara Franco.

  1. Aprofundamento da leitura Crítica de Contexto da Escola e da Geografia como disciplina dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Este trabalho foi elaborado com base na Leitura de Contexto da Escola Básica Municipal São Cristovão, na qual estamos sendo inseridos a fazermos a observação de Leitura de Contexto nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nosso curso de Pedagogia do CEAD UDESC em que fazemos parte, da quinta fase semestre 2017/2, estaremos fazendo nossa primeira intervenção docente da disciplina de Geografia. Neste semestre 2017/2 trabalharemos a Leitura de Contexto na escola, e após definiremos um projeto com as análises feitas a partir da Leitura de Contexto, e será feito a intervenção em sala de aula nas séries iniciais.

Nosso objetivo neste primeiro momento é, com a Leitura de Contexto ter uma base do ensino em sala de aula, de que maneira se trabalhar a aprendizagem de forma significativa transmitindo conhecimentos aos alunos, para que façamos a intervenção de maneira dinâmica e contextualizada.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome da instituição: EBM São Cristovão  

Endereço: Rua: Prudente de Moraes Bairro: São Cristovão 825 D

Cidade: Chapecó                

Estado: SC        

Representante da Instituição: Márcia Romani Bernardi 

Cargo: Gestora

Profissional Referência (campo de estágio): Márcia Romani Bernardi

Cargo: Gestora

2.2 ANÁLISE DOCUMENTAL DO CAMPO DE ESTÁGIO

No momento de nossa observação o PPP que nos foi fornecido da escola EBM São Cristovão é do ano de 2016, que está em processo de revisão.  

A EBM São Cristovão teve seu marco inicial na Lei 3.524 de 14 de março de 1993, onde inicialmente realizava as suas atividades nas instalações da Promoção Social, em paralelo a isso se inicia a construção das novas instalações da escola.

Inserida no Bairro São Cristovão, onde a grande maioria da população faz parte de uma classe média e atendendo também os bairros próximos. Possui características peculiares, sendo que a maioria dos pais participa com freqüência na escola, procurando participar ativamente da educação de seus filhos, interagindo no ambiente escolar dentro deste contexto, principalmente colaborando com a parte financeira da escola, para as melhorias do trabalho pedagógico.

A estrutura da escola tem algumas particularidades, em virtude de fazer parte da sua estrutura há um ginásio de esportes, amplo estacionamento para os pais, campo de futebol externo, biblioteca, dois parques de acesso para as crianças, refeitório, grandes banheiros em bom uso. Todo o espaço escolar é bem preservado, bem cuidado, a limpeza é feita diariamente, em todas as repartições, com uma boa manutenção.

O Projeto Político Pedagógico fundamenta-se no materialismo Dialético de Marx e Engels, na teoria Sócio-histórica ou Sócio-cultural de Vygotsky, a pedagogia histórico-critica de Demerval Saviani e também no desenvolvimento desta pedagogia por João Luiz Gasparim. Sendo construído pelos responsáveis pedagógicos da escola, que neste momento encontra-se em fase de revisão.

Uma das bases consideradas pela escola é o materialismo dialético que se apresenta como um ponto de vista filosófico que defende que o ambiente e os acontecimentos modelam nossas ações e comportamentos, uma sociedade e sua cultura, em complemento a esta teoria ainda temos Vygotsky, que pressupõe que o ser sofre influência do meio em que esta inserida, e toma suas decisões baseadas em suas necessidades biológicas.

São apresentados objetivos gerais que estão dispostos da seguinte forma: Promover condições para o desenvolvimento integral dos educando, através de intervenções que proporcionem as crianças desenvolverem-se num processo contínuo onde aconteça a descoberta, a apropriação do conhecimento historicamente produzido e acumulado pela humanidade de forma lúdica, prazerosa, respeitando a fase de desenvolvimento da criança.

Utilizando-se do Projeto Político Pedagógico da escola o método de ensino caracteriza-se pelas seguintes fases:

Prática social: partir do conhecimento do meio social onde o aluno esta inserido;

Problematização: questões a serem desenvolvidas em sala de aula;

Instrumentalização: meios práticos e teóricos, para que os alunos possam ser seres livres através do conhecimento;

Catarse: momento de aprendizagem do aluno;

Ponto de chegada: prática social de relação entre aluno e educador.

A escola utiliza alguns instrumentos de avaliação dos quais não se objetiva rotular os alunos e sim identificar potencialidades e dificuldades encontradas por eles, sendo de caráter formativo, numérico e bimestral. Utilizando técnica para o progresso individual e continuo.

Tendo o planejamento escolar, levam-se em consideração as particularidades educacionais de seus alunos, respeitando sua singularidade. Para que todos tenham acesso ao currículo escolar, a escola utiliza-se de alguns recursos para possibilitar esse acesso, e estes são materiais, ambientais e curriculares, os quais permitem aos alunos com algum tipo de deficiência ou dificuldade aprender também, porem com outras ferramentas de acesso a esta informação.

 

2.3 OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO À DINÂMICA DA ESCOLA

Nós acadêmicas Franciella Martins Vieira e Oticéia Coni Hartmann de Moraes, realizamos a Leitura do Contexto na EBM São Cristovão. A organização da escola é realizada de forma dinâmica, o tempo é dividido, trabalhado de maneira a ter um bom rendimento escolar, dividindo o tempo com uma boa estruturação dos dias, informando-se pelo calendário, onde já estão incluídos os feriados, as férias, os dias de planejamento, de formação continuada dos professores, dias de parada pedagógica, que são elementos constitutivos da organização do currículo escolar, tudo bem organizado para se ter um bom trabalho. Dentro do tempo escolar há grades curriculares onde são inseridas outras disciplinas que tem carga horária de quarenta e cinco minutos. Por exemplo, as disciplinas de Inglês, Ensino Religioso, Artes, Educação Física, Educação Financeira, Sustentabilidade são disciplinas em que a professora da turma não trabalha, e assim consegue aprimorar o seu tempo para fazer planejamento de suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (686.9 Kb)   docx (505.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com