A Leitura e Escrita
Por: Emerson Souza • 14/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.712 Palavras (11 Páginas) • 337 Visualizações
Leitura nos anos iniciais
Cristilene Mota
Eliene do Carmo
Liliane de Souza
Taís Cerqueira Suzart Goes
Tutora: Mônica Gomes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia (Ped.1370) – paper da praticai.
01/12/2018
RESUMO
O processo educativo está constantemente passando por significativas transformações que visam proporcionar aos indivíduos/alunos uma educação de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento integral da criança. O ensino fundamental é a modalidade educacional responsável para acolher os educandos nas instituições escolares. O pensamento central para realizar esse trabalho foi para compreender e estudar como se deve ensinar a leitura na educação infantil, podendo ser trabalhada em conjunto dentro da escola ou qualquer outro espaços educativo. Tem como elemento importante as contribuições essenciais das crianças para desenvolver integralmente o educando. Ensinar leitura para as crianças é de importância fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa e linguagem oral. Alguns autores pesquisaram a escrita no ensino fundamental e constataram que a criança possui estágios de aprendizado na leitura, que são mais rápidos nas idades iniciais, contudo, para que isso ocorra, é necessário que o professor oriente a criança nisso processo por meio da organização, sendo como base para toda aprendizagem. Deste modo, é imprescindível debater o desenvolvimento de ações que venham modificar o ambiente escolar do ensino fundamental, tornando-o mais eficiente, pois a escola deve proporcionar um ambiente acolhedor, para que assim, possa acontecer a inserção das crianças na educação formal. Para isso, o presente paper busca apontar a importância da leitura no ensino fundamental através do estágio no nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em que se houve observação, coleta de dados e a pesquisa bibliográfica para assim sinalizar as contribuições da leitura para a educação infantil.
Palavras-chave: Leitura. Educação. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Metodologia de ensino, com o tema Leitura. Devido o baixo rendimento e o pouco interesse por parte das crianças em ler, o projeto será desenvolvido na perspectiva de entender quais as melhores estratégias para que a criança se torne um bom leitor. O ensino Fundamental é o processo inicial na vida de todos os se humano que frequenta a escola2 desde cedo. Este presente trabalho tem como objetivo destacar a prática da leitura com criança no período de aprendizagem nos momentos de sua vida na escola. Direcionando a leitura como sucesso na aprendizagem. Esse tema representa a importância da leitura nos anos iniciais, pois a leitura já foi estudada por vários estudiosos para poder chegar a uma resposta e um método para que as crianças aprendam á ler sem demorar muito que aconteça no tempo certo para avançar de maneira adequada dentro do padrão de cada idade. Mas podem chegar a uma resposta que um leitor competente, antes de tudo é alguém que foi devidamente estimulado e incentivado a ler na infância, uma fase boa e crucial para iniciação no mundo da leitura.
Pode-se observar hoje que todas as crianças já frequentando a escola mais para poder se desenvolver nos seus estudos, onde com a idade infantil eles já sabem falar até em inglês tendo um avanço na sua vida. A leitura e a escrita integram cada projeto como atividade e coletivas. Na elaboração deste trabalho tem como foco que podemos ajudar a criança lê muito em sala mais as crianças escreverem de maneira adequada pequenas coisas: os mediadores que organiza a vida no cotidiano na escola para poder chegar a seu objetivo de aprender a leitura. As instituições na qual as crianças que estão inseridas têm como dever estimulá-la sempre na prática de ler, pois para termos leitores no futuro, o incentivo a leitura tem que partir das crianças de hoje, ampliando as possibilidades do amanhã.
A Educação mundial vem a cada dia buscando melhorar suas práticas pedagógicas visando proporcionar um aprendizado de qualidade ao alunado. No Brasil, a educação vem passando por constantes estudos que visam o aperfeiçoamento de técnicas que propiciem aos educando a aquisição de novos conhecimentos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEEORICA
2.1 A CRIANÇA E O MUNDO DA LEITURA
Muitos estudiosos concordam que os processos de aquisição da leitura e da escrita acontecem muito antes do que se imagina, mesmo antes de frequentar a escola. O contato que ela tem em casa, na rua, já começa o processo de linguagem oral e escrita Psicopedagoga Emília Ferreiro, contribui bastante para entendimento desse processo de linguagem escrita. Ela criou as hipóteses de escrita que a criança passa para chegar a aprendizado que vão desde do pré-silábica até chegar alfabética. Leitura e escrita é um processo que todo ser humano precisa passar. De acordo com a revista Construir Noticias, (ano 2017 p.19), “O Brasil sofre com as estatísticas crescentes sobre o baixo nível de rendimento escolar, embora essa cultura não seja nova”. Também sabe-se que grandes projetos foram elaborados para tentar melhorar essas estatísticas. Pensando nas dificuldades sobre leitura e escrita encontradas na sala de aula, sabemos que o ponto de partida deve ser o incentivo á leitura. A escola abre esse espaço no intuito de formar cidadãos letrados, estimulados e ativos no processo de ensino-aprendizagem.
A linguagem oral e a linguagem escrita são duas variedades da linguagem. No entanto, ao ensinar e aprender linguagem escrita, é fundamental descobrir aquilo que é específico da linguagem escrita, suas diferenças com a linguagem oral. Essas diferenças são aprendidas com o contato com a linguagem escrita, analisando -a e refletindo sobre suas características. (CURTO, 2000, p. 124).
Para que a criança seja alfabetizada e letrada é de suma importância que o professor ao planejar organize as diferentes estratégias de leitura e escrita para o desenvolvimento do aluno. A escola deve sempre estar presente durante todo o processo de alfabetização promovendo atividades em que a criança se sinta desafiadora a buscar outros tipos de livros para isso, faz se necessário que a escola disponibilize recursos que auxiliem o professor. Segundo Olds (2010), “[...] desde idade muito tenra, a maioria das crianças adora que se leia para elas, e o modo como os pais e cuidadores fazem isso podem influenciar sua capacidade de falar e, posteriormente, de ler.” (PAPALIA OLDS, 2010, p. 94)
...