A Liderança Em Face da Satisfação dos Servidores de Endemias no Município de Carlos Chagas
Por: Jakelline Santos de Jesus • 28/9/2019 • Monografia • 3.511 Palavras (15 Páginas) • 146 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
A Liderança Em Face da Satisfação dos Servidores de Endemias no Município de Carlos Chagas
Afonso Mateus Rodrigues dos Santos
mateus_afonso@outlook.com
Marcos Antônio Sena Soares
markinhosenna@hotmail.com
Nayane de Souza
nayane121@hotmail.com
Professor Orientador: Máximo E. Martins
maximomartins@gmail.com
RESUMO:
O presente trabalho trata do efeito da liderança em face da satisfação, junto aos seus liderados. Pois na atual conjuntura, não apenas o salário atende aos anseios dos funcionários, mas há uma série de atitudes voltadas para a valorização do individuo e de suas atividades. A liderança está constantemente envolvida com mudanças, causando satisfação em todos os que executam seu trabalho e sendo democrática e positiva, de forma que agrega valor, faz com que seja atingido um nível satisfatório de proficiência produtiva. Este trabalho foi realizado após algumas observações, analises de comportamento, e nível de satisfação dos funcionários do Setor de Endemias de Carlos Chagas, Focou-se, por fim, a questão peculiar da instrumentalização do fator motivação, considerando a sua determinação como um dos elementos indispensáveis para alcançar a eficácia da gestão pública municipal.
Palavras Chaves: liderança, satisfação, líder, liderados, valorização
- INTRODUÇÃO
Ao escolher o presente tema “A Liderança Em Face da Satisfação dos Servidores de Endemias no Município de Carlos Chagas”, partindo da necessidade de vermos com mais clareza os motivos que levam a uma instituição buscar mais eficiência nas ações previstas, ainda não atingidas pela equipe que as executa.
Descobrimos através de nossos estudos que as pessoas sentem-se mais motivadas quando seu trabalho é reconhecido, assim acabam desenvolvendo maior rendimento em suas ações.
O campo da Psicologia Organizacional e das teorias que compõem a administração, a Motivação representa não somente um significado de motivo para a ação, mas também exerce uma relação com a mobilização e a manutenção do comportamento das pessoas promovendo, de forma ordenha a eficácia na gestão pública municipal.
Atualmente, é perceptível que as organizações modernas tenham um lugar onde as pessoas possam se desenvolver, pois serão mais produtivas e lucrativas, quando seus funcionários trabalham motivados.
A relevância do presente projeto foi justificada em pesquisar o tema escolhido versando sobre três vertentes, quais sejam: o ganho educacional, o ganho social e o ganho pessoal.
No tocante ao ganho educacional, a instrumentalização da motivação, no campo da Psicologia Organizacional, como fonte de conhecimento na aplicação do comportamento do indivíduo no trabalho, irá garantir e assegurar uma gama de resultados mais eficazes na forma de se gerir a administração pública.
Logo, no ponto de vista do ganho social, o estudo da matéria vem garantir a divulgação de resultados mais eficazes no cumprimento de metas e objetivos, revertendo assim, para a sociedade como um todo, numa melhor qualidade de prestação de serviços públicos.
E por derradeiro, do ponto de vista do ganho pessoal será fonte de aquisição de conhecimentos e discussões presentes e futuras, uma vez que tal matéria apresenta variáveis constantes dos indivíduos no trabalho nos quais nela se encontram inseridos.
Esse trabalho tem como objetivo de compreender o processo de liderança como fator de motivação para os servidores do Setor de Endemias de Carlos Chagas, influenciando diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Assim sendo, no primeiro momento, será ressaltado, para uma melhor compreensão do tema, o modelo clássico de Robbins e as teorias que motivam as pessoas, tais como: Teoria da Hierarquia das Necessidades, Teoria X e a Teoria Y, Teoria dos Dois Fatores, Teoria das Necessidades, Teoria do Fluxo e Trabalho Qualificado, Teoria das Características das Funções e Teoria Sócio-História.
Ademais, será feita uma explanação acerca da relação do processo cognitivo com o comportamento do indivíduo na organização, observando como base tais elementos como a: motivação, atenção, retenção, evocação, associação, generalização e feedback; apresentando uma ênfase ao elemento determinante da motivação.
Salientando, ainda, demonstrar que os programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho buscam promover mudanças pelas quais visam à implementação da autonomia, do controle e enriquecimento do conhecimento e habilidade do trabalho bem como da segurança no emprego, das melhorias das condições do ambiente físico de trabalho e das possibilidades de desenvolvimento de carreira.
Bem como, ainda dentro do campo de ação da Psicologia Organizacional, será feita uma análise a respeito da eficácia no tocante a liderança e tomada de decisão, uma vez a presente necessidade de aplicação eficaz de métodos e técnicas para se identificar a definição de um problema e a geração de alternativas de soluções.
Por fim, será apresentada a questão peculiar da instrumentalização do fator motivação, considerando, para tanto, a sua determinação como um dos elementos indispensáveis para alcançar a eficácia da gestão pública municipal.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Como referencial teórico do projeto de pesquisa em comento tem-se a interpretação, muitas vezes complexas, do conceito de motivação, conforme entendimento de Tânia Rossi Garbin[1]
é a primeira fase do processo, determinada por diferentes fatores, como a história de vida do indivíduo, suas experiências, necessidades e expectativas diante das diferentes situações do dia a dia, além dos fatores internos, como os emocionais e biológicos ou orgânicos. Quando o indivíduo tem interesse, ou seja, está motivado, ele inicia o processo cognitivo e abre caminho para a ocorrência da fase atenção.
O estudo das organizações, segundo a Psicologia Organizacional, prioriza o homem como elemento básico do funcionamento. Portanto, para conhecê-la, é fundamental entender o comportamento humano, em consequência do trabalho que envolve habilidades e competências, assim o homem é capaz de processar as informações, contudo o processo é individual e alimentado por fatores internos e externos, merecendo sempre cuidado quando analisado.
E com fulcro nessas considerações preliminares, tem-se ainda como referencial teórico desse projeto de pesquisa a teoria de Frederick Hezberg[2], acerca da Teoria dos Dois Fatores, qual sejam: os Fatores Higiênicos e Motivacionais, que em suas pesquisas indicou fatores relacionados ao conteúdo do cargo ou com relação à natureza das funções desenvolvidas pelos indivíduos:
...