A MÚSICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Vanessa Oliveira • 11/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 137 Visualizações
A MÚSICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: Ellen Cristina Silva do Nascimento[1]
Vanessa de Oliveira Góes²
Tutor externo: Mauricio Sampaio³
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED4037) – Estágio Curricular Obrigatório I
18/10/2021
RESUMO
O resumo trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a importância da musicalização na Educação Infantil. A música é uma ferramenta fundamental para a prática pedagógica e inúmeras são as possibilidades e os benefícios de se trabalhar com ela em sala de aula, dentre estes benefícios, pode-se citar o desenvolvimento físico e cognitivo, favorecendo ainda a criatividade, a oralidade, a atenção. Cada criança tem seu ritmo de aprendizagem, sua forma de se expressar, de fantasiar, de interagir com o ambiente ao seu redor, e através de atividades lúdicas que envolvem a música, é possível facilitar o aprendizado, daí faz-se necessário que os educadores desenvolvam atividades que venham favorecer a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e psicológico, representando o ritmo de cada criança , ele precisa compreender que inserir musicalização vai além de utilizar música com o objetivo de dinamizar o ambiente e que para estimular seus alunos, este precisar antes despertar a sua própria musicalidade.
Palavras-chave: Criança. Música. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
A escolha desse tema se deu devido à importância da música para o desenvolvimento da criança, tanto no intelecto quanto no dia-a-dia.
A música é um fato na aprendizagem, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. Quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
Alguns professores usam a música para ensinarem, aquelas matérias que, muitas vezes, os alunos tem maior dificuldade de aprendizagem. A música também ajuda no desenvolvimento de coordenação motora de criança, no processo de aprendizagem e no seu intelecto. Dessa forma, é necessário que se entenda como a musicalização, vai ajudar no Ensino Infantil e qual sua contribuição no desenvolvimento das crianças.
Através do estágio se tem a oportunidade de vivenciar o que se aprende na teoria, observa e identificar o modo como podemos trabalhar futuramente, como se deve agir dentro de uma sala de aula, colocar em prática todo conhecimento adquirido na teoria.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Esta pesquisa está inserida na área de concentração metodológica de ensino e visa investiga metodologias e estratégia que promovam a inclusão e integração das crianças nas mais variadas situações do meio escolar, sondando as contribuições da música com recurso pedagógico que auxilia no ensino-aprendizagem. Mostrar que a música age como recurso diferenciado e estimulante em sala de aula.
A música tem um papel importante na educação infantil, pois é considerado uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, fornecendo assim a ampliação de diversas áreas do celebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração da mesma.
Desta forma a música está presente no dia a dia da criançada pois está inserida totalmente na educação da criança desde que nasce, quando os pais colocam uma música para sua criança ouvir, ela já se familiarizando com o ambiente, e assim se constrói ao logo de sua vida. Percebe-se então que desde muito as crianças convivem com a música. Nesse sentido, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical a aprendizagem.
De acordo com Silva (2016, p. 2)
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.
A música como qualquer outra arte acompanha historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode-se observar ao analisar as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente, pode-se comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história.
Segundo Melo (2011, p. 92) apud Weigel (1998), a musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, favorecendo a comunicação com o outro e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo-linguístico, psicomotor e socio afetivo da criança.
Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na Educação Infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento do seu corpo. (Melo, 2011, p. 129).
Muitos aspectos precisam ser redimensionados no trabalho com a linguagem musical, a começar pelo conteúdo a serem especificados no planejamento escolar, que devem ser definidos de acordo com a faixa etário dos educandos. Nesse sentido é possível estimular o desenvolvimento de inúmeras áreas do conhecimento no ambiente escolar, especificamente nos primeiros anos escolares. Para tanto é importante que a escola amplie o conhecimento, proporcionando vivencias com diversos gêneros musicais.
A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade[...], a música se presta para favorecer uma serie de arias das crianças. (HUMMES, 2010, p. 22).
Percebe-se portanto, que a música é uma forma de explorar as habilidades do aluno de maneira diferente, afinal de contas, atualmente a sociedade vive em um momento de valorização de indivíduos com mentes inovadores, que consigam superar os desafios impostas por uma perspectiva revolucionaria.
...