A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Doracicgs • 9/8/2017 • Monografia • 4.046 Palavras (17 Páginas) • 415 Visualizações
DORACI CARDOSO GARCIA SANTOS
A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 1]
Santo André
2011
DORACI CARDOSO GARCIA SANTOS
A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 2]
Santo André
2011
DEDICATÓRIA
[pic 3]
AGRADECIMENTOS
[pic 4]
SUMÁRIO
RESUMO 6
ABSTRACT 7
INTRODUÇÃO 8
1. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO 10
2. A MÚSICA, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM 12
3. INTERDISCIPLINARIDADE 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
BIBLIOGRAFIA 20
RESUMO
A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A música tem um grande papel no processo de alfabetização, requisito básico e indispensável à vida do cidadão, que se pretende, seja inserido na sociedade. E a música pode ser um instrumento facilitador e estimulador desse processo. A música é a mais sublime criação humana, é a arte de expressar sentimentos através dos sons, produzindo as mais variadas emoções em nosso espírito, traduzindo os nossos sentimentos, abrindo espaço para a criatividade humana. Este tema nos serviu de estímulo para refletirmos; de que forma a música pode contribuir para o processo da alfabetização? Os princípios de Vigotsk e Piaget são de que a aprendizagem se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive e a música viabiliza esta interatividade. A música é parte integrante de qualquer cultura, a qual é transmitida por gerações, desde o ventre a música faz parte do ser humano. Desenvolvemos neste estudo uma pesquisa bibliográfica e temos como referencial teórico a contribuição de autores como Ana Teberosk, (1999), Emilia Ferreiro (2000) e Teca Alencar Brito (2003), que nos diz que a música interfere na nossa vida, pois o ser humano interage com sons e com o silêncio. A música é uma possibilidade muito rica, que permite experimentar, improvisar, criar e interpretar através de sentimentos e sensações. Podemos usar a música como mais um instrumento mediador ou de forma interdisciplinar para a alfabetização, visto que ela pode estar presente em todas as áreas do currículo, enriquecendo ainda mais o vocabulário do indivíduo.
Palavras – chave: música, alfabetização, aprendizagem
ABSTRACT
MUSIC IN THE PROCESS OF LITERACY IN EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
The song is one of the most important aspects in the process of literacy, a basic requirement and essential to people’s life, that is intended, is inserted into the society. The music can be a facilitator and stimulator of this process. So much people say that it is the most sublime human creation, it is the art of feelings expressing through the sounds, producing the most varied emotions in our mind, translating our feelings, making room for human creativity. This theme served us as the stimulus to reflect: how can the music contribute to the process of literacy? The Vygotsky and Piaget’s principles are that learning occurs in an interactive relationship between the subject and culture that lives and music enables this interactivity. Music is an integral part of any culture, which is transmitted through generations. From the womb, the music is part of all the humans. We developed in this study a literature search and we have as a theoretical the contribution of authors such as Anne Teberosk, (1999), Emilia Ferreiro (2000) and Brito Teak Alencar (2003), which tells us that music interferes in our life, because it interacts with human’ sounds and the silence. Music is a very rich opportunity that allows us to experiment, to improvise, to create and to interpret through feelings and emotions. We can use the music as one more mediator’s instrument in an interdisciplinary way to literacy, as it may be present in all areas of all the curriculums, enriching the individual’s vocabulary.
Keywords: music, literacy, learning
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa foi desenvolvida através de análises bibliográficas para avaliar o uso da música no processo de alfabetização com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e estudo detalhado de teóricos como Vigotsk, Ferreiro, Teberosk, entre outros, possibilitando uma análise da influência da música, com o objetivo de coletar dados que demonstrem a sua importância na alfabetização, com o intuito de amenizar e prevenir os problemas que dificultam e impedem a alfabetização.
O tema pesquisado resgata as raízes culturais e valoriza a identidade do individuo, além de estimular a socialização. A música serve como um instrumento mediador e de forma interdisciplinar para a alfabetização, visto que ela pode estar presente em todas as áreas do currículo, enriquecendo ainda mais o vocabulário do indivíduo.
Sabemos que a música resgata a cultura e ajuda no desenvolvimento cognitivo, por isso acreditamos que o fazer musical poderá ser um grande aliado para a melhoria da qualidade do ensino, visto que a música atua nos aspectos cognitivos e criativos do sujeito.
Neste trabalho, procuramos refletir a importância da música no processo de alfabetização, a música e o desenvolvimento cognitivo, como se dá o processo de aprendizagem e a Interdisciplinaridade.
Emilia Ferreiro e Teberosk recomendam a utilização de estímulos para o desenvolvimento da escrita. Ferreiro (2000, p.31) afirma que “nenhuma pratica pedagógica é neutra e todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem”. Apontamos que o fazer musical pode ser uma opção de contribuição neste processo, pois a música pode ampliar as capacidades afetivas, estéticas e musicais específicas contribuindo para melhor assimilação da escrita do indivíduo além de excelente recurso estimulador para o desenvolvimento da leitura de textos e das hipóteses de escrita, conforme observa Avellar (1995).
...