A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Por: sano • 3/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 630 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MARA SILVIA CARVALHO VIEIRA – RA: 163847
A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
CORGUINHO/MS
ABRIL 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MARA SILVIA CARVALHO VIEIRA – RA: 163847
A GESTÃO NA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Apresentado como critério parcial de aprovação da unidade temática de Estágio Supervisionado – Gestão Educacional sob a orientação da sob a orientação da Professora interativa Milene Bartolomei e da professora local Leila Rocha, no 7° Semestre do Curso de Pedagogia do Centro Educacional à Distância CEAD - Anhanguera - UNIDERP.
CORGUINHO/MS
ABRIL 2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 04
2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA 05
3. A GESTÃO DA ESCOLA 07
3.1 PROBLEMAS, LACUNAS E ASPECTOS POSITIVOS DA GESTÃO DESENVOLVIDA NA ESCOLA. 09
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
ANEXOS 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no Relatório de Estágio Supervisionado: Gestão.
É uma exigência do processo avaliativo do curso de Pedagogia.
Podemos avaliar que a gestão é compreendida como a coordenação dos esforços individuais e coletivos, defendido por uma política de ação e inspirado por uma filosofia orientadora e por todos compartilhada.
E tem como objetivo exercitar-me na capacidade de aprendizagem, mostrar desafios enfrentados e as dificuldades a serem superadas, no processo de ensino e aprendizagem, a vivência concreta dos conhecimentos adquiridos previamente na teoria.
2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA
A APAE situada a Rua Senador Feijó, s/n, Bairro Santa Fé, município de Rio Negro-MS, inscrita no CNPJ 01.660.770/0001-23 é mantedora do CEDERN – Centro de Educação Especial de Rio Negro, que tem como objetivo atender pessoas com Deficiência Mental, associado ou não a outras deficiências, proporcionando-lhes condições para exercícios da cidadania e interação na sociedade.
Missão da Escola: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Diagnóstico: o Centro de Educação Especial de Rio Negro destina-se ao atendimento pedagógico especializado de Deficiência Mental leve, associada a distúrbio de comportamento e/ou deficiência mental moderada a severa e outra deficiência físicas, auditivas (alunos com deficiência auditiva na Educação Infantil), pois, o município e o estado não possuem esse tipo de atendimento, visuais, paralisia cerebrais, Síndrome de Down, todas associadas à deficiência mental, com ressalva ao atendimento de pacientes oriundos do setor de Psiquiatria, Autismo e Psicose, ficando este a cargo da equipe técnica a definição do tipo de atendimento ou encaminhamento e atendimentos com atraso significativos em seu desenvolvimento. Atendemos desde recém-nascidos até adultos e idosos nas deficiências citadas anteriormente.
Objetivo: prestar atendimento educacional integrado às pessoas com necessidades educativas especiais, trabalhando o ritmo e o potencial de cada um, visando seus desenvolvimentos globais incluindo-o ao ensino regular, a sociedade preparando-o para o trabalho e ou sobreviver em pleno exercício da cidadania. A escola oferece três programas de atendimentos: Educação Infantil; Educação Precoce (0 a 3 anos); Pré-Escola (04 a 06 anos); Ensino Fundamental; 1° e 2° Ano do Ciclo I (06 a 14 anos); Educação Profissional (acima de 15 anos); Programas Pedagógicos Específicos (Oficinas); Terapeuta Protegida; Competência de Vida.
Princípios Norteadores: o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se mais no despertar no novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.
A linha de trabalho da escola destina-se a Pedagogia Renovada, embasada nas teorias de Piaget, Vygostsky e outros interacionistas.
Organização Escolar:
- Direção;
- Coordenação;
- Professor;
- Auxiliar de sala;
- Merendeira;
- Auxiliar de serviços gerais;
- Motorista;
Da equipe técnica interdisciplinar:
- Psicóloga;
- Fisioterapeuta;
- Terapeuta Ocupacional;
- Fonoaudióloga.
Recursos Humanos: para fazer parte do quadro funcional do Centro de Educação Especial de Rio Negro, o candidato deverá inicialmente se submeter a uma avaliação onde serão verificados critérios específicos a cada função. Sendo considerado apto, será encaminhado para entrevista com a direção do Centro de Educação Especial de Rio Negro.
Avaliação: deve ser entendida como um meio de se obter informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento do aluno e a ampliação de seus conhecimentos.
A observação e o registro se constituem nos principais instrumentos que o professor dispõe para apoiar sua pratica de observar as formas de expressões das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades.
Desta forma, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. A avaliação deve permitir o acompanhamento, as conquistas, as dificuldades e as possibilidades ao longo do processo de aprendizagem.
...