A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Por: 250179 • 16/4/2022 • Dissertação • 4.766 Palavras (20 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
LUIS ROBERTO ALVES
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Um estudo de causa a fim de coletar dados válidos e suficientes para refutar ou corroborar a posição defendida.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2017
RESUMO
A educação a distância com a sigla EAD não assusta tanto quanto a uns anos atrás. Registros levam a crer que a primeira experiência EAD são de um curso por correspondência em 1728 na cidade de Boston, onde um professor oferecia em anúncios de jornais, um curso para seus alunos em todo país, enviados pelo correio semanalmente. Cem anos depois, em uma Universidade na Suécia acontecia uma inovação no meio acadêmico, um curso sendo oferecido por correspondência pela entidade. No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência, mas nas décadas de 40 e 50 começaram os cursos mais formais. Sua proporção chegou aos dias atuais ganhando até uma regulação adequada, gerando a publicação de novas normas para reger e regulamentar as ofertas de cursos a distância no Brasil: o decreto 9.057 e portaria nº 11/2017, criou se uma proliferação pela nova maneira de estudar, que funciona e gera disputa entre todos os polos que competem em busca dos alunos virtuais. A caça pela diferenciação e o oferecer um atrativo pela forma a distância, tornou se um mercado mais competitivo, a solução será buscar diferenciais para se destacar. É a partir desse ponto, que especialistas de mercado, gestores e educadores vislumbram o surgimento de inovações, além de estimular a entrada de novos competidores, isto representa um novo marco regulatório e deve incentivar o surgimento de parcerias e modelos inovadores de cursos. Nos dias de hoje, ressaltando as necessidades de um mundo capitalista, onde o mercado tende a ser cada vez mais disputado e a crise sondando constantemente, cresce a necessidade imparcial de se buscar um aprimoramento na área educacional. Este estudo tem o objetivo de demonstrar a eficiência da modalidade em questão, realçando sua aplicabilidade e expondo suas inverdades em relação ao assunto. O crescimento do formato EAD se deve na obtenção de lucros por partes dos Polos ou realmente o conceito da sociedade em relação a educação e formação do indivíduo mudou?
ABSTRACT
Distance education with the acronym EAD does not scare as much as a few years ago. Records lead one to believe that the first EAD experience is from a correspondence course in 1728 in Boston, where a professor offered in newspaper advertisements a course for his students across the country, mailed weekly. A hundred years later, at a university in Sweden there was an innovation in academia, a course being offered by correspondence by the organization. In Brazil, EAD has come up with professional qualification courses. The most remote record dates from 1904, with an advertisement in the Journal do Brazil classifieds of a typing course (to use typewriters) by correspondence, but in the 1940s and 1950s, the most formal courses began. Its proportion has reached the present day, gaining to an adequate regulation, generating the publication of new norms to govern and regulate the offers of distance courses in Brazil: decree 9,057 and decree nº 11/2017, it has created a proliferation by the new way of studying, that works and generates a dispute between all the poles that compete in search of the virtual students. Hunting for differentiation and offering an attraction for the distance form, has become a more competitive market, the solution will be to find differentials to stand out. It is from this point that market experts, managers and educators envision the emergence of innovations, in addition to stimulating the entry of new competitors; this represents a new regulatory framework and should encourage the emergence of partnerships and innovative models of courses. Today, emphasizing the needs of a capitalist world, where the market tends to be increasingly disputed and the crisis is constantly probing; there is an increasing need to seek improvement in education. This study aims to demonstrate the efficiency of the modality in question, highlighting its applicability and exposing its untruths in relation to the subject. The growth of the EAD format is due in obtaining profits by parts of the Poles or really, the concept of society in relation to education and training of the individual has changed?
INTRODUÇÃO
Com uma competição excessiva no mercado brasileiro, em busca de espaço para alavancar novos desafios vem acontecendo simultaneamente a globalização da economia. Requisitando das empresas e de seus colaboradores, meios menos burocráticos e mais eficazes de atualização profissional. E uma das ferramentas que tem contribuído para este aperfeiçoamento é o método EAD.A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. A educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de maneira eficiente. É possível afirmar também, que o crescimento da educação a distância se configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas, principalmente a partir do advento e popularização da Internet de banda larga no Brasil. Para MENDOÇA ( 2016 ) é importante fazer uma associação entre a evolução tecnológica com a mudança nos padrões comportamentais e hábitos de consumo de pessoas dos mais variados perfis econômicos, demográficos e psicográficos.
Não é só no âmbito educacional que a leitura começou a mudar, mas sim no fato de como se relacionam com outras pessoas entre si e isso foi considerado uma grande evolução, ou até mesmo uma grande revolução, nos mais diversos formatos de comunicação e processo de troca de informações diversas entre pessoas. Somado a este fato, as pessoas começaram a ficar cada vez mais dinâmicas e, principalmente, interativas, a distância entre as pessoas começou a se reduzir drasticamente a partir das redes sociais e aplicativos de mensagens de smartphones. O acesso às informações, por sua vez, ficou muito mais fácil com o advento da Internet e as pessoas começaram a buscar por si novos produtos, serviços, conteúdos variados e, além disso, até mesmo novas formas de conhecimento.
...