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A MUSICA COMO RECURSO DIDÁTICO

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  100 Visualizações

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UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

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Mogi Guaçu

2022

talyssa cardoso ferreira

RA 33006176

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SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2. OBJETIVOS.......................................................................................................5

2.1. Objetivo Geral.................................................................................................5

2.2. Objetivos Específicos......................................................................................5

3. PROBLEMATIZAÇÃO........................................................................................5

4. REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................6

4.1. A música e sua influência................................................................................6

4.2. O que é musicalização....................................................................................6

4.3. A Música e sua Linguagem.............................................................................7

4.4. Música no ambiente Escolar...........................................................................8

4.5. A música como instrumento de desenvolvimento cognitivo da criança..........9

4.6. A música e as metodologias ativas...............................................................10

4.7. Projeto de trabalho para os alunos Ensino Fundamental e Ensino Médio…11

4.8. Considerações Finais....................................................................................12

5. REFERÊNCIAS................................................................................................13

6. MÉTODO..........................................................................................................14

7. CRONOGRAMA...............................................................................................14

8. RECURSOS.....................................................................................................14

9. AVALIAÇÃO.....................................................................................................15

1.         INTRODUÇÃO  

A música é divina. Ela acalma, impulsiona e emociona. Usar a música na escola é um dos recursos mais envolventes, para que as crianças se desenvolvam, socialmente, cognitivamente, intelectualmente e culturalmente. Ela influencia por onde passa. Causa euforia. Melancolia. Introspecção. É o elo que integra as crianças na vida escolar. Estimula o convívio social e desenvolve a fala, respiração, autoestima, e muitos outros benefícios. Falar de música é falar de sons, pois com eles há sempre uma mensagem. Por essa razão é tão importante na vida de um indivíduo. Traz alegria, tristeza, sensação de vitória, recordações e saudades, realmente é algo que toca. A música estimula a capacidade de conhecer, fruir, sensibilizar, imaginar e fazer arte, desenvolvendo o indivíduo de uma forma plena.

É certo, que nossa experiência musical vem desde o ventre de nossa mãe. As crianças interagem permanentemente com a sonoridade do ambiente que o envolve e com a música, já que, ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras. O processo de musicalização das crianças começa espontaneamente de forma intuitiva.

Esse projeto, visa a produção musical e aprendizagem da música para os alunos do Ensino Fundamental, no horário vespertino. Os jovens são fascinados pela música, uns gostam de pagode, outros rock, mas com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola, criará um vínculo entre aluno e escola, deixando o espaço educativo mais alegre, participativo e interativo

2 - OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é analisar a contribuição da música no processo de aprendizagem.

2.2.  Objetivos específicos

  • Estudar a importância da educação musical no âmbito escolar;
  • Reconhecer a música como ferramenta de apoio no processo ensinoaprendizagem, ampliando o conhecimento musical dos jovens
  • Despertar a musicalidade dos alunos para a aprendizagem
  • Criar grupos musicais, instrumentais e vocais

3.                PROBLEMATIZAÇÃO

Através da música, surge a necessidade de oferecer uma atividade que vá além do currículo, que oportunize a exploração, construção e ampliação do conhecimento bem como o desenvolvimento de suas habilidades. A escola tem o dever de se comprometer com a cidadania, se apropriando de maneira intensa e assertiva, deste instrumento poderoso.

Além da obrigatoriedade, a escola tem o dever de formar cidadãos aptos para a vida, pois a música desperta o corpo, a mente e a alma, cooperando para o engrandecimento da nossa cultura.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1. –         A música e sua Influência

A música é uma linguagem universal, pois sempre esteve presente na história do ser humano, desde as primeiras civilizações, (Brescia, 2003).  Provavelmente na Grécia Clássica, já havia uma orquestra, e o ensino da música era obrigatório. Pitágoras, dizia que as melodias causavam reações no organismo humano, podendo também mudar padrões de comportamento acelerando também o processo de cura.

[...]existem diversas definições para música. Mas, de modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações” (PENNA, 1990, p. 22)

No universo musical, a música é som, silêncio e escuta. São propriedades musicais que tornam a interioridade do objeto em sua função inteligível a si mesma. Tecnicamente falando:

[…] A música mexe com nosso tempo, espaço e movimento psíquicos, mas sem nunca dizer, nunca conceituar, nunca descrever. Assentada a cultura e na individualidade do músico ela envolve dimensões históricas, sociais, ideológicas, tanto quanto sistemas culturais, individuais, biológicos, psíquicos e psicológicos. […] música é alteridade e autonomia (SEKEFF, 2009, pp.94 e 95).

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