A Metodologia Científica
Por: Débora Mel • 13/6/2019 • Ensaio • 251 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A metodologia científica é um método de procedimento que tem caracterizado a ciência natural desde o século XVII, consistindo em observação sistemática, medição e experimento, e na formulação, teste e modificação de hipóteses. Apesar da indicação de data recente dos procedimentos, tais métodos têm sido objeto de intenso e recorrente debate em grande parte da história da ciência, aparecendo já em papiros para fins na medicina 1600 a.C. indicando a sequência de procedimentos: exame, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Os gregos também tiveram uma grande influência na forma como o método científico foi desenvolvido.
Mais a frente, Aristóteles pode ser destacado pelo método indutivo-dedutivo, considerado o pai da ciência pois baseava seus experimentos em medição e observação, baseando seus estudos em: Estudar o que pares escreveram sobre o tema; Procurar o consenso sobre o assunto; Realizar um estudo sistemático do todo, mesmo parcialmente relacionado ao assunto.
A cultura mulçumana antiga também teve influência na história do método científico, destacando-se filósofos como Baghdad e Al-Andalus. Mas é na Renascença que o método científico foi amplamente discutido. Entre as personalidades em destaque pode-se citar: Roger Bacon, Francis Bacon e Galileo.
Já no século XX as grandes áreas foram se dividindo, como a física da química por exemplo. O foco é estudar uma parte e fazer contribuições pontuais. Neste século, Karl Popper é destaque desmistificando o método científico como infalível, definindo a ciência e abrindo espaço para outros pensadores, como Thomas Kuhn e a ideia de paradigmas e Paul Feyerabend em seu anarquismo científico, como se autodefinia.
...