A Musicalização como Prática Pedagógica de Ensino nos Anos Iniciais
Por: Devanir Santana • 25/3/2021 • Trabalho acadêmico • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA
CENTRO UNIVEERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
PROJETO DE EXTENSÃO: “A Musicalização como Prática Pedagógica de Ensino nos Anos Iniciais”
RESUMO:
A música sempre esteve presente na vida do ser humano, em tempos de festas e na forma de expressar uma cultura de um povo, seja na antiguidade ou atualidade, em manifestações cívicas e políticas, etc. O professor e/ou escola, que introduz a musicalização dentro do ambiente escolar, oportuniza a criança, uma rica situação de aprendizagem, que contribui no processo de criação do seu conhecimento em relação as outras disciplinas, o que cria uma interdisciplinaridade. No entanto, não podemos ter somente a música como forma de ensino dos pequenos, faz-se necessário, que o professor, busque novas formas de metodologias de ensino a serem desenvolvidas junto a música, dessa forma conseguira atender as crianças em um todo, durante o processo de aprendizagem, contribuindo assim, para a construção de seus hábitos e valores. A música, como ferramenta e ensino, dentro da sala de aula é um estimulo para os pequenos, pois permite que eles, por si só, entendam o conteúdo ensinado e cheque ao conhecimento daquilo que ele percebe. Sabemos que a música traz grandes benefícios para a criança, melhorando assim sua leitura e memoria. Weigel (1988) e Barreto (2000) apud Garcia e Santos (2012), afirmam que atividades podem auxiliar de maneira durável como reforço no desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo/ linguístico e psicomotor da criança, da seguinte forma: Desenvolvimento sócio afetivo: a criança aos poucos vai formando sua própria identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os demais. Desenvolvimento cognitivo/ linguístico: a origem de conhecimento da criança são as vivencias que ela já traz consigo para a escola. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua capacidade de ouvir melhor e com detalhamento de ritmos e sentimentos musicais. Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem diversas oportunidades para que a criança aperfeiçoe suas habilidades motoras, aprende a controlar seus músculos e movimentar seu corpo com desenvoltura.
PALAVRAS-CHAVES: Música. Crianças. Desenvolvimento Cognitivo.
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto tem por finalidade apresentar, ao leitor, uma visão de como a música ajuda no processo de desenvolvimento da criança. O tema foi escolhido pelo fato de que se acredita que o a musica contribui para a formação da criança e que através dela expressem seus sentimentos.
Nosso principal objetivo com o estudo aqui proposto é entender a importância da música, nas praticas pedagógicas, como uma ferramenta de ensino/aprendizagem, bem como contribuir para o desenvolvimento da criança.
Independente da época, classe social, raça, a musica sempre esteve presente no dia a dia da sociedade, e assim por consequência acaba fazendo parte da vida da criança, desde o seu nascimento até a hora de entrar na escola.
Quando utilizado de maneira correta dentro da sala de aula, a musica torna uma ferramenta primordial para o desenvolvimento da criança, pois desenvolve a sensibilidade, concentração, psicomotricidade, socialização, entre outros fatores fundamentais para o seu ddesenvolvimento, que contribui na formação do individuo e no processo de ensino/aprendizagem.
Vale ressaltar que, quando a música é introduzida dentro do ambiente escolar, seu objetivo não é formar músicos, e sim auxiliar “no processo de apropriação, transmissão e criação de prática músico-culturais como parte da construção de sua cidadania” (DEL BEL; HENTSCHKE, 2003, p. 181).
A música é uma grande aliada a educação, e pode tornar o espaço escolar mais alegre e receptivo, fazendo com que os alunos sintam prazer em estar neste ambiente, envolvidos fisicamente e emocionalmente com a escola.
Para este estudo, tivemos como base grandes autores consagrados e entendedores do estudo aqui proposto, que foram captados por meio de uma pesquisa bibliográfica, realizadas em livros e na internet.
2 OBJETTIVOS
a) Objetivo geral:
- Entender a importância da música, nas praticas pedagógicas, como ferramenta de ensino/aprendizagem, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da criança.
b) Objetivos específicos:
- Incentivar a utilização pedagógica da música;
- Verificar a reação dos alunos em relação à música durante o processo de ensino/aprendizagem;
- Comprovar que a utilização da música, como um instrumento de aprendizagem, ajuda no desenvolvimento do aluno.
3 JUSTIFICATIVA
A música sempre esteve presente na vida do ser humano, em tempos de festas e na forma de expressar uma cultura de um povo, seja na antiguidade ou atualidade, em manifestações cívicas e politicas, etc. Faz-se necessário, sabermos da importância da música, no papel cultural de um povo, pois ela contribui para sabermos diferenciar uma manifestação cultural da outra, que de acordo com Penna,
“é considerado familiar aquele tipo de música que faz parte de nossa vivência, justamente porque o fazer parte de nossa vivência permite que nós nos familiarizemos com os seus princípios de organização sonora, o que torna uma música significativa para nós”. (PENNA, 1990, pág. 21)
A Música é parte do dia a dia criança, em quase todas atividades desenvolvidas por elas, a música se faz presentes dando assistência para a aprendizagem, ensinando valores éticos e morais entre outras diferentes funções relacionadas com a música, tendo em vista as rotinas desenvolvidas nas creches e outras instituições infantis.
“O trabalho com a música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de entendimento acessível as crianças. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.” (BRASIL, 1998, p. 49)
A música era tida como uma ferramenta participativa, no processo de ensino e aprendizagem da criança, que além melhorar as habilidades motoras da criança, ela ajuda no desenvolvimento da sua sensibilidade, da sua autoestima, o que a faz aceitar suas limitações e capacidades. “Faz parte da educação deste há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia”. (BRASIL, 1998, p.45).
...