A Música para o Sujeito Surdo na Educação Brasileira
Por: daniela007 • 8/5/2023 • Trabalho acadêmico • 7.335 Palavras (30 Páginas) • 210 Visualizações
A Música para o Sujeito Surdo na Educação Brasileira
Daniela da Silva Ribeiro[1]
Glaucia Diniz Marques[2]
Resumo
A proposta deste trabalho visa contribuir informações sobre a importância do surdo e como ocorreu o seu processo de inclusão no meio social, considerando as adversidades ocorridas nos tempos passados. Neste trabalho, será apontada a questão musical para a vida social e cultural do surdo. A música para o surdo tem como objetivo de promover uma identidade intelectual e cultural no indivíduo, fazendo com que não tenha medo da diversidade social em que vive. Dentro disto, será analisado sobre a escola inclusiva que tem um papel importante na realidade dos alunos surdos, pois promove autonomias, conquistas e avanços significativos na história dos educandos. Cabe aos educadores, buscarem caminhos e possibilidades de integração em todos os âmbitos educacionais e não educacionais, proporcionando para os surdos à credibilidade de que são capazes de conquistarem universos que diante da realidade vivenciada por vezes, torna-se impossível, devido à necessidade especial. Este trabalho trás questionamentos como: Quem é o surdo? Quais desafios o educador encontra para o seu processo de ensino aprendizagem? Quais técnicas são utilizadas para elevar o surdo no âmbito musical? Que desafios os surdos encontram no meio desta trajetória? Para isto, será realizado um estudo de caso com a professora que é portadora de necessidade especial de audição que irá relatar alguns questionamentos sobre o desafio na vida do surdo e também sendo de pesquisa bibliográfica com contribuições dos autores: VIGOTSKY (1995), ARISTÓTELES (355, a.C) e CERVELLINI (2002) que trazem consigo informações que se fazem necessárias para o desenvolvimento social e cultural inclusivo do surdo.
Palavras- chave: Surdo, Necessidade especial, Música, educador, inclusão.
Abstract
The purpose of this study is to contribute information about the importance of the deaf people and how their inclusion process took place in the social environment, considering the hardships that happened in the past. In this work, the musical question for the social and cultural life of the Deaf will be pointed out. The music for the deaf people aims to promote an intellectual and cultural identity in the individual, making him not being afraid of the social diversity in which he lives. Within this, the inclusive school, that plays an important role in the reality of deaf students, will be analyzed, as it promotes autonomy, achievements and significant advances in the educational process of the students. It is up to the educators to seek the ways and possibilities for an integration in all educational and non-educational environments, providing to the deaf people the credibility that they are capable of conquering universes that, in the face of reality, is sometimes impossible due to the disability. This work raises questions such as: Who is the deaf person? What challenges does the educator find for his / her teaching and learning process? What techniques are used to bring the Deaf to the musical field? What challenges do the Deaf find during this journey? For this reason, a case study will be carried out with the teacher who has special hearing needs that will report some questions about the challenge in the life of the Deaf and also being a bibliographic research with contributions from the authors: VIGOTSKY (1995), ARISTÓTELES ( 355, aC) and CERVELLINI (2002) that bring with them information that is necessary for the development of the social and cultural inclusion of the deaf people.
Keywords: Deaf, Special need, Music, educator, inclusion.
INTRODUÇÃO
O presente artigo se propõe através de pesquisa bibliográfica averiguar sobre o portador de necessidade especial da surdez, levando em conta sua história e valorização através dos anos. Será ressaltado sobre suas conquistas em meio ao seu espaço na sociedade, sendo destacados os possíveis métodos que proporcionam a aprendizagem com qualidade para os portadores de necessidade especial da surdez.
O artigo se remete a refletir, sobre alguns autores que citam sobre esse processo como: CERVELLINI (2002), VIGOTSKY (1995) e ARISTOTÉLES (355 a.C), através deles serão expostos, a trajetória do portador de necessidade especial de audição e qual a visão que a sociedade se remete sobre eles.
A proposta da pesquisa é analisar como o portador de necessidade especial da surdez aprende através da música e quais seriam as ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizadas para este ensino. Cabe pensar dentro do trabalho sobre o oralismo, libras, e como as ações e gestos, permitem uma comunicação clara e objetiva, para estes que na contemporaneidade são inseridos, dentro de uma sociedade mais democrática, valorizando o ser humano em particularidade. As abordagens serão divididas em eixos, esse discutidos por temas, no qual, dar-se-ão os seguintes:
No primeiro eixo “A historicidade e a trajetória do aluno surdo”, onde será abordado um breve histórico do portador de necessidade especial da surdez e como se desenvolveu sua valorização no contexto social. O segundo eixo “O portador de necessidade especial auditiva e a música” pretende discutir os vários conceitos sobre o que é necessidade especial auditiva e/ou surdez, sobre o processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais “Libras”, discutindo a relação da surdez com a música e suas contribuições para o aprendizado dos educandos, com o auxilio musical.
No terceiro eixo “Portador de necessidade especial auditiva – um olhar pedagógico e social”, onde será discutido sobre o processo de construção do conhecimento do surdo na sala regular de ensino e como é avaliada a união da música e das aulas em sala.
. Também será realizado, um estudo de caso com a entrevistada (portadora de necessidade especial de audição) : Professora Sarita Araújo Pereira, relatando sua trajetória acadêmica no universo musical. Considerando a pesquisa como fonte que se propõe na busca de estudos sobre os portadores de necessidade especial, em sua trajetória de aprendizagem e na sociedade.
.
- HISTORICIDADE E TRAJETÓRIA SOCIAL DO ALUNO SURDO
O termo portador de necessidade especial auditivo é dado para pessoas com perda bilateral na audição. Essa perda pode ocorrer devida certas causas: genética ou hereditariedade, por vezes na família do portador de necessidade especial da surdez, há pessoas surdas, sendo está uma probabilidade, com isso nasce com a perda da audição ou o sujeito já traz consigo problemas auditivos, esses poderão ter sido ocasionados por diversas situações, gerando tal necessidade. Este que detém, a necessidade, acaba sendo mais sensível, e movido pelas emoções, devido à déficit de audição, não abstraindo a razão e com isso promove maiores índices nos seus sentimentos. Então, leva-se em conta o desenvolvimento humano e suas relações nos campos mencionados acima, dar-se-á a abordagem sobre a história, de como eram tratados os surdos ao longo dos tempos, e as evoluções que foram sofrendo tal necessidade especial, compreendendo assim, que ocorreram conquistas como os avanços tecnológicos, educacionais pedagógicos, na aplicação de novas didáticas que contribuíram para o desenvolvimento da área cognitiva com foco no aluno portador de necessidade especial da surdez, como relata CERVELLINI (2001, p. 29): “A surdez sempre esteve presente na história da vida humana”. Dentro desta fala, acarreta há um pensamento que no antigo tempo não se destacava positivamente a existência do surdo, pois eram negativados por seus familiares, como se não existissem filhos com necessidades especiais.
...