A Neuropsicologia e sua Influência no Processo de Aprendizagem
Por: joelmariana • 28/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 646 Visualizações
FACULDADE ASSOCIADA BRASIL
PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM D.I
A Neuropsicologia e sua influência no Processo de Aprendizagem
Trabalho mensal apresentado ao Curso de Pós Graduação Educação Especial com Ênfase em D.I através da Faculdade Associada Brasil, como parte da avaliação da disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Professor Orientador:
APIAÍ/SP
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO............................................................................................10
2.DESENVOLVIMENTO.................................................................................11
3.CONSIDERAÇÕES.FINAIS..........................................................................20
4.REFERENCIAS.BIBLIOGRÁFICAS.............................................................25
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos neuropsicológicos, como também sua intervenção no processo da aprendizagem, considerando que cada indivíduo é diferente e aprende de maneira diferenciada das demais.
A aprendizagem é definida como uma mudança de comportamento resultante de prática ou experiência anterior. Também pode ser vista como a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Devido ao fato da aprendizagem ser constituída por processos neurais, é de grande valia fazer uso da neuropsicologia como ferramenta de estudo para compreender esses processos. Alterações nos processos neurais que regem a aprendizagem levam aos chamados transtornos de aprendizagem. Estes, por sua vez, acarretam um prejuízo considerável no futuro social da criança, já que perturbam a conduta pedagógica esperada de acordo com sua inteligência normal. Tais transtornos podem se manifestar em dificuldades motoras ou psicomotoras, de atenção, memorização, compreensão, desinteresse, escassa participação e problemas de comportamento, pois, o conjunto de neurônios ou a rede neural são os responsáveis por influenciar nossos comportamentos e por produzir processos cognitivos, como raciocínio, abstração, memória, atenção, entre outras funções.
O aprender amplia-se com o passar do tempo juntamente com o aumento da capacidade de abstração da criança e com o transcorrer da idade. O Problema de aprendizagem é uma perturbação ou falha na aquisição e utilização de informações ou na habilidade pra solução de problemas.
Desta forma, a Neuropsicologia é uma excelente aliada à complexidade que existe na educação/aprendizagem. Sendo um conhecimento imprescindível para profissionais da educação, visto que são ampliados os conhecimentos sobre como todo o processo de aprendizagem se desenvolve, assim como maneiras de aperfeiçoar ainda mais a forma como ensinar. Ajudando desta forma o educador e o educando se aproximando de maneira mais proveitosa o conhecimento, importante para a vida de todos.
DESENVOLVIMENTO
Processo Perceptivo- A percepção é o processo cognitivo pelo qual damos sentido ao mundo, é bastante complexo e engloba todos os órgãos dos sentidos como: capacidade cognitiva, fisiológica e experiências que implica em categorizar as informações e organizá-las em esquemas perceptivos, é ativo, adaptativo e envolve a construção de significados.
O processo perceptivo é influenciado por muitos fatores como: as expectativas, a motivação, os valores, as atitudes, as experiências passadas, o grupo social e a cultura.
A percepção envolve processos fisiológico a, cognitivos, interpessoais e socioculturais, implica em processar a informação que chega no momento e implica a existência de esquemas preexistentes que orientam todo o processo e são passiveis a mudanças. O conhecimento do momento é construído por sistemas sensoriais tato, audição, paladar, olfato e visão, apesar de serem órgãos diferentes existem três elementos comuns entre eles: o estimulo físico, a sua tradução em impulsos nervosos e a resposta a mensagem como percepção.
Processo Psicomotor- A prática psicomotora focaliza o sujeito na sua relação com a sua aprendizagem e, como um processo dinâmico, não utiliza modelos pré-determinados. Pode-se ressaltar que a psicomotricidade é imprescindível ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, em toda sua globalidade e complexidade, constituindo-se no fundamento do comportamento humano e á sua interação com o social.
A Psicomotricidade é um dos elementos sociais na educação por ser ação e expressão ligando o individuo ao meio em que vive. O desenvolvimento psicomotor proporciona no interior da criança o descobrimento das coisas, do tempo, do espaço e do mundo externo. Ela tem como objetivo primordial trabalhar para educar e reeducar o indivíduo que apresenta distúrbios que exprimem através de perturbações psicomotoras, as debilidades motoras, a inabilidade, os atrasos psicomotores, a instabilidade psicomotora, diminuição hipercontrole e retenção. Por isso, é necessário que os profissionais de diversas áreas entendam a importância da psicomotricidade em sua atividade, pois é preciso ter conhecimento de que a pessoa que não tem a sua lateralidade bem desenvolvida terá grandes danos em sua alfabetização visto que a escrita se dá da esquerda para a direita, este é apenas um dos exemplos da importância da psicomotricidade na vida de cada individuo.
“Antes da linguagem, as ações motoras é que determinam as ações mentais” (GONÇALVES, 2011, p. 28).
Atenção- Para a psicologia, a atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os
...