A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Por: davilucca • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 874 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ARLETI LIMA DA SILVA SOUZA
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
[pic 3]
QUERÊNCIA
2014
ARLETI LIMA DA SILVA SOUZA
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Trabalho apresentado ao Curso (Graduação Em Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Educação no ContextoHistórico; Psicologia da Educação l; Teoria Geral do conhecimento; Sosiologi da Educação].
Prof.Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Maria Bastos; Okçana Battini
QUERÊNCIA
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------04
- A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCO-----------------------------------05
- CONCUÇÃO---------------------------------------------------------------------07
- REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------08
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata a Pedagogia Histórico-Critica que é um marco na educação Brasileira, porém pouco praticado no contidiano escolar. Quando a pedagogia Histórica-Critica ficou comprovado o por quê, esta é chamada de Histórico-Critica por Saviani.
Estas obras nos remete a uma reflexão ampla, sobre a questão da educação, nos ajudando a identificar as causas e a relação escola-sociedade e também o papel do professor, bem como o conteúdo aplicado na Pedagogia.
2. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
A Pedagogia Histórico-Critica é um marco na educação Brasileira, porém pouco praticado no contidiano escolar. Quando a pedagogia Histórica-Critica ficou comprovado o por quê, esta é chamada de Histórico-Critica por Saviani.
Histórico: Por que nesta perpectiva e educação também intervém sobre a sociedade, podendo contribuir para a sua trasformação.
Critica: por ter consciência da determinação exercida pela sociedade sobre a educação.
Esta concepição nasceu das necessidade posta pela pratica de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova é tecnista não apresentavam caracteristica historicizadoras; faltava-lhe a consiência dos condicionantes históricos sociais da educação. Portanto, é na realidade escolar que se enraiza essa proposta pedagogica.
Esta é uma teoria de grande relevancia para educação brasileira, pois evidencia um metodo diferenciado de trabalho, especificando-se por passos que imprescindíves para o desonvolvimento do educando. (O primeiro passo:prática social; segundo passo: problematização; terceiro passa:instrumentalização; quarto passo: catarse; quinto passo: prática social).
O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada á teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias. O empirismo denfendia a ideia de que o conhecimento só podia ser construído dos sentidos, de experiencias concretas, particularizadas.
Temos, uma corrente filosófica da experiência. Ao longa de toda a história da filosofia, diversos pensadores abordaram a quesão dando importância ao conhecimento da experiencia ao invés de apenas ao inelectual.
O empirismo valoriza a experiência humana, a realidade, a atividade do indivíduo.
As correntes pedagógias que ao longo da história foram uma éspécie de guia para o ato de educar expressas em propostas governamentais, teorias e práticas educacionais.
A psicologia como ciência e a psicologia da educação: conceitos gerais e introdutórios. Principais teorias explicativas do desenvolvimento e da aprendizagem humana: características gerais; fundamentos históricos e epistemológicos, implicações educacionais e visão crítica.
O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental Retrospectivamente, define as funções que já amadureceram. A zona de desenvolvimento proximal compreende os processos e as funções que ainda não amdureceram, mas que estão em formação, em estado de pôtencia, caracterizando o desenvolvimento prospectivamente.
O desenvolvimento potencial em uma da fase torna-se, em um momento consecutivo, desenvolvimento real; este último, por conseguinte , provoca surgimento de novas potencialidades, caraterizando um movimento dialégico entre desenvolmimento real e o desenvolvimento potencial. Este movivento é provocado pelo educador pela intervenção pedagógica, criando assim, a zona de desevolvimento proximal. Dessa forma , a zona de desevolvimento proximal caracteriza-se como domínio piscológico fundamentalmente dinâmico em permanete transformação.
...