A PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Por: silva277 • 12/2/2023 • Artigo • 3.517 Palavras (15 Páginas) • 151 Visualizações
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
NOS DIAS ATUAIS
Autor[1], (digitada em letra tamanho 12)
RESUMO-
PALAVRAS-CHAVE:
- INTRODUÇÃO
A violência escolar é um fenômeno preocupante no Brasil, tem-se agregado e assumido diversas formas nas escolas, fazendo-se necessária uma investigação das perspectivas sociais, políticas e psicológicas, para que se possa ampliar a compreensão e fazer-se uso do pensamento crítico sobre essas questões.[2]
A escola é vista como um centro de formação intelectual, de desenvolvimento e aprendizagem, um espaço constituído por segurança e proteção. Entretanto, atualmente, situações de violência e desrespeito nas instituições ganham cada vez mais destaque nas mídias e pesquisas, como dito por Debarbieux (2001), o enfoque da mídia no assunto contribuiu para que os acontecimentos tivessem mais visibilidade. As agressões nem sempre são físicas, casos de violência psicológica são bem mais comuns e menosprezados, pois constantemente são julgados como brincadeira.
O artigo deverá conter no mínimo 08 e máximo 16, a contar do Resumo até as referências. Artigos fora do limite de páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 2,5cm ou 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna única, os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver.
A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na introdução.
Poderá optar por:
Artigo de Revisão Bibliográfica: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.
Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capitulo.
Esse modelo foi baseado na NBR 6022.
- A VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
A escola na sociedade moderna, é extremamente importante, pois, ela é uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo, onde ele aprende as primeiras experiências de socialização de uma criança. Além disso, ela surge como a esperança de ser o alicerce da sociedade e se forma como uma instituição social agregadora de valores, objetivos e metas, onde são empregados e reelaborados os conhecimentos socialmente produzidos.[3]
Nesse contexto, a escola passa a ser o espaço de desenvolvimento e aprendizagem que envolve todas as experiências, nesse processo de crescimento e amadurecimento, considerando tudo como significativo, como os aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos.
Seguindo nessa perspectiva, a escola, deve ser pensada como um espaço para socializar conhecimentos e cultivar a formação intelectual, moral e ética do aluno, entretanto, o aprendizado não é a única preocupação da instituição, fatores como a violência se torna cada vez mais presentes no ambiente escolar.[4] Um fator que prejudica não só o processo de ensino-aprendizagem, mas também a preocupação de como enfrentar a violência, qual a melhor forma e meios de lidar com o aluno contemporâneo inserido nesse contexto arraigado pela violência.
Certamente as violências mais presentes no ambiente escolar são: ações de depredação do espaço físico, vandalismo, pichações, brigas, cyberbullying, o bullying que envolve ameaças, xingamentos, insultos, discriminações, intimidações, agressões físicas, verbais e psicológicas, também existem as incivilidades, indisciplinas, uso e comércio de drogas, furtos e a utilização de armas, ocasionando possíveis mortes.[5]
São ações violentas desencadeadas por motivos diversos, bem como a própria realidade vivenciada pelo indivíduo, seja do convívio doméstico, familiar ou até mesmo por meio das grandes diferenças das condições de vida e de aprendizado entre alunos do ensino público e privado, proporcionando uma violência estrutural, mas também do ambiente que a escola está inserida.[6]
A violência estrutural expressa formas de manifestação relacionadas à dominação de classe, de grupos e do próprio Estado e as formas como determinados grupos/instituições criam condições de vida desiguais e injustas.[7]
Nas escolas públicas o contexto da violência é mais evidente, pois elas lidam frequentemente com problemas e desafios estruturais. Um dos fatores que contribuem são as superlotações nas salas de aulas, falta de recursos e investimentos em projetos sociais. Já as escolas privadas não estão isentas da violência, porém, os índices são bem mais baixos que das escolas públicas, pois, são voltadas para desenvolver nos alunos habilidades e competências que os qualifiquem na formação social.
...