A PIC I - Pedagogia
Por: Júlia Peroti • 11/6/2021 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Atividade I
Os jesuítas chegaram à Bahia com o padre Manuel de Nóbrega como dirigente e fundaram a Escola de Leitura, Escrita e Contagem (CARDOSO, 2004). Neste momento, a evasão escolar não era uma preocupação, pois a educação era dirigida a um pequeno grupo da elite e não era vista como um direito de todos.
Não existia uma política nacional de educação que priorizava a inclusão de todos os alunos nas escolas e este pensamento se manifestou até a implementação do ensino público no século XVIII, mas o acesso à educação continuou limitado às classes sociais mais altas e aos homens. E durante o século XIX surgiu o darwinismo social, essa perspectiva teórica tem as ideias de hierarquização racial, assim a atribuição do status de superioridade estava sempre associada às pessoas brancas, europeias, disseminando as ideias racistas.
Estas idéias racistas alcançaram seu auge no Brasil no período de 1850 a 1930, influenciando o desenvolvimento social e econômico do país e consequentemente a educação. Assim, a falta de informação e de acesso à educação atingiu principalmente os negros e as classes sociais mais baixas.
Além disso, muitas mulheres também não tiveram acesso a instituições de ensino porque ajudavam nas tarefas domésticas e no trabalho agrícola a fim de garantir a renda familiar. E muitos pais valorizavam apenas o trabalho, acreditando que a educação não era relevante para o desenvolvimento da criança.
Referências
CARDOSO, T. F. L. As aulas régias no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C.
(Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 179-191.
BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. O que é darwinismo, 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Coleção Primeiros Passos, 192).
FÁVERO, O. (org). A Educação nas constituintes brasileiras. 2. ed. Campinas: Autores Asso-
ciados, 2001.
...