A PRIMEIRA LINGUAGEM QUE A CRIANÇA COMPREENDE: É A LINGUAGEM DO CORPO E A LINGUAGEM DA AÇÃO
Por: apcr17 • 6/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 518 Visualizações
FICHAMENTO
FACULDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO: PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
PROFESSORA: ELIANA ALBUQUERQUE
ALUNA: ANA PAULA CAMARGO ROSSI
DATA: 24/07/2017
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA,Marcia Helena luna Falqueto de – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop/ MT – Brasil.
Este artigo é um recorte do Trabalho de conclusão de curso intitulado O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NO CMEI PEQUENO PRINCIPE EM SINOP –MT, sob orientação do Me. Adil Antônio alves de Oliveira, curso de Pedagogia, Faculdade de Linguagem(FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNFMAT) Campus universitario de Sinop -2005.
O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
RESUMO
“A PRIMEIRA LINGUAGEM QUE A CRIANÇA COMPREENDE É A LINGUAGUEM DO CORPO, A LINGUAGUEM DA AÇÃO” PIAGET
[pic 1]
A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança é muito importante, quer no afetivo, cognitivo e motor. Henri Wallon e Jean Le Boulch nós fala da importância da educação psicomotora no desenvolvimento infantil para que o ensino aprendizagem seja conduzido com sucesso.
1- INTRODUÇÃO
A estrutura da Educação da Psicomotora é a base para o processo intelectivo e da aprendizagem da criança. Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, em grande parte pode estar relacionado ao desenvolvimento psicomotor. O papel da psicomotricidade é importante na escola e, apesar de não ser o único método de ensino, é um dos principais para alcançar um desenvolvimento satisfatório das crianças na idade infantil. A fase da educação infantil nas creches é ensinar as crianças as brincarem com diferentes jogos, de modo a desenvolver as habilidades motoras, assim contribuindo e desenvolvendo os processos cognitivos, despertando a criança para o aprendizado.
A psicomotricidade existe nos pequenos gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e domínio do seu próprio corpo.
2- TEORIAS DA PSICOMOTRICIDADE
(...) busca pelo desenvolvimento infantil (...) (...) conexão entre o desenvolvimento motor e psíquico da criança (...) (...) movimento do corpo ligando os à atuação da mente (...). Boulch (2001) “75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na fase pré-escolar, e um bom funcionamento facilitará o processo de aprendizagem futura”. (...) importância da Educação Física(...)
2.1 (...) “a constituição biológica da criança ao nascer não será a lei única do seu futuro destino (...) (...) os efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstancias sociais da sua existência (...) Wallon – 1971 “ Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos na pratica social em que tornamos parte” Piaget.
2.2. Fonseca (1995) (...) elementos básicos da psicomotricidade: tonicidade, equilíbrio, noção corporal, estrutura espaço corporal, praxia global e praxia fina.
2.1.1 Tonicidade
(...) parte física da criança, alterando de sujeito a sujeito, conforme os estímulos e limitações à criança (Fonseca – 1995)
2.2.2 Equilíbrio
Equilíbrio tende a ser dinâmico (...) (...) trabalhando a postura do corpo e a capacidade de sustentação(...).
2.2.3 Lateralidade
(...) predomínio motor das partes que interagem as os lados do corpo direito e esquerdo(...)
2.2.4 Noção Corporal
Ponto de referencia que a criança possui para conhecer e interagir com o mundo e seu próprio corpo(...) “ A imagem corporal é a figuração do nosso corpo formado em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual ele se apresenta para nós” (Souza -2004 pg 81).
2.2.5 Estrutura Espaço Corporal
(...) múltiplas relações com o meio e da motricidade, a criança toma consciência do espaço. (...) “ o cérebro elabora sistemas de acordo com a dimensão do tempo, pois joga com as experiências anteriores, adaptando-se às condições presentes e prediz e antecipa o futuro” ( Fonseca – 1995 pg 209)
2.2.6 Praxia Global
(...) atividades que envolvem os grandes músculos e o equilíbrio, permitindo amplos movimentos do corpo.
2.2.7 Praxia Fina
(...) coordenação motora (...) (...) envolve a destreza de utilizar de forma competente os pequenos músculos (...) (...) escrever, desenhar, pintar, recortar ou outra atividade que necessita exatidão(...)
3 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS ASPECTOS NA VISÃO DE WALLON E VYGOTSKY
A infância é o período do ser humano em que mais ocorrem mudanças, seja no âmbito mental e físico. .(Wallon 2007) (...) aprendizado desenvolvidos pelas crianças nos primeiros anos de vida e suas relações com os adultos. (...) segundo Fino(2001), Vygotsky oferece a criança condições particulares de aprendizagem(...) (...) toda criança precisa de estímulos para concluir a aquisição de habilidades motoras, cognitivas, emocionais e mentais.
3.1 - ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR WALLON
Wallon (2007) “declara que a evolução cognitiva cognitiva está associada com a evolução emocional, que a criança é, em essência, emocional, e que sua constituição como social e cognitiva acontece gradualmente(...)
3.2 - ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR VYGOTSKY
O adulto é principal mediador do desenvolvimento infantil, a criança internaliza valores socioculturais com base na interação cotidiana (...) (...) o processo ensino/aprendizado é alcançado quando o desenvolvimento progride, ou seja, não fica parado (FINO, 2001)
...